O vereador é o ocupante de cargo público, que fica mais perto do eleitor, o contato dele com as pessoas é praticamente corpo a corpo. Por isso o posicionamento politico que ele escolher refletirá diretamente na sua base de apoio e na comunidade, que ele se propôs representar e defender no poder legislativo.
Muitos dos candidatos que conseguiram se eleger em Camaçari para ser vereador a partir de 2025 estavam do lado do atual prefeito Elinaldo e a maioria dos seus eleitores, sabendo disso, votaram neles, provavelmente por acreditar que eles continuariam apoiando o próximo prefeito, e assim conseguiriam com mais facilidade, as melhorias que suas comunidades necessitam.
A base de apoio desses vereadores, a coordenação de campanha de cada um, os amigos mais próximos e os familiares, contavam como certo, que ele faria parte da bancada do prefeito e assim, poderiam contribuir com a gestão, ocupando cargos importantes na prefeitura.
Se um vereador, que foi eleito apoiando o prefeito, mostrando capacidade de fazer com que máquina administrativa da prefeitura beneficiasse sua comunidade, decidir ficar na oposição, frustrará boa parte de seus eleitores, pois como dissemos no inicio, eles querem muito mais do que simplesmente o posicionamento político do parlamentar.
Os eleitores querem, na verdade, que o posto de saúde funcione, que o transporte público leve as pessoas ao seu destino e que a vida do povo melhore. Eles esperam, que o seu vereador trabalhe aliado com o prefeito, para que essas melhorias acorram o mais rápido possível.
Nunca é demais lembrar, que vereador que é eleito sendo governo, mas que quando toma posse muda para oposição, pode estar, de certa forma, traindo a confiança do seu eleitor. Pois quando candidato, prometia para sua base de apoio, que levaria os seus principais coordenadores para atuar com ele no poder, ocupando, por exemplo, cargos dentro da prefeitura,
Nessa linha os novos vereadores que tomarão posse devem ter consciência, que a partir do dia primeiro de janeiro, Elinaldo Araújo e Flávio Matos, estarão fora do poder e não terão mais nada para oferecer.
Sendo assim as opções não são muitas, mas são claras.
Ou se alia ao prefeito Caetano, podendo inclusive indicar secretários e ajudar a prefeitura melhorar a vida do povo; ou vai para a oposição, ficando contra o prefeito e obviamente não podendo indicar as suas lideranças para ocupar os cargos existentes.
E isso será terrível para a base de apoio de qualquer vereador, pois suas lideranças querem muito mais do que um posicionamento político do legislador, eles querem oportunidades para crescer na administração, querem crescer na cidade, querem crescer na vida; querem crescer como pessoas e como profissionais.
Os vereadores não chegaram até aqui sozinhos.
Chegaram com a equipe.
E essa equipe, com certeza, quer participar do governo.