Elison Secretário Geral-Sindisec

Devido a gravidade da atual falta de assistência da Secretaria de saúde da prefeitura de Camaçari, para com os pacientes com transtorno de saúde mental, os servidores deste setor, realizam assembleia nesta terça-feira (12), as 9h, na sede do CAPs III, situado na R. das Begonhas, s/n – Phoc I, Camaçari – BA, 42805-400


Entrevista:
Essa falta de atendimento se deu a partir de 27 de outubro, quando o candidato do atual prefeito Elinaldo perdeu as eleições?


Resposta de Elison Secretário Geral-Sindisec:


“Já existia e agora piorou. A exemplo do Caps Orla que de 2 prédios, agora apenas uma sala funciona. E, para piorar, depois das eleições com a devolução dos carros aí que a situação se tornou crítica.”

“Estamos com as salas do fundo interditadas pelo mofo. Sem condições de uso porque os funcionários adoecem quando usam, principalmente questões respiratórias. A sala do meio funciona como copa, mas sem pia adequada. Nela morava um gamba e ele derrubou o teto de pvc e nunca consertaram. Era o lugar onde os servidores faziam suas refeições e por estar sem o forro de PVC do teto, cai sujeira e não há mais condições de realizar alimentação lá. Temos q comer nas salas de atendimento aos pacientes que ficam na estrutura da frente( o que é bem inadequado). As salas não são apropriadas.”
“Estamos com 1 carro para visita, praticamente fixo apenas na sexta de manhã. Os outros turnos tivemos o carro cortado. Por conta disso visitas médicas domiciliares foram canceladas também. Além, do acompanhamento dos técnicos no território.”

“Tivemos redução de duas pessoas que ficavam na recepção. Houve corte da médica do ambulatório de Guarajuba e por conta disso os pacientes do ambulatório, serão assistidos por um tempo “emergencial” pelo médico do Caps ou encaminhado para repetir receita na atenção básica.”
“E por fim, não temos computador na maioria das salas.
Por estarem interditadas as salas, a maior parte das atividades de oficinas foram encerradas, restaram poucas atividades funcionando em espaço aberto ou na associação.
Atualmente não temos quase nada para ofertar de atividades terapêuticas.
Esse abandono se repete em menor ou maior monta nos outros Caps. Com exceção do CAPS III construído pelo Governo do Estado.
Apesar do referido serviço ter desmoronado junto com a gestão do prefeito Elinaldo, após derrota do seu candidato no dia 27 de outubro, os servidores já denunciavam o sucateamento do setor desde 2023.”

Refeitório de uma das unidades

By admin