O prefeito Antonio Elinaldo, segundo informações do setor de entretenimento, demorou muito para tentar contratar bandas de peso para realização do Camaforró 2024, e quando decidiu ir ao mercado musical procurar pelos artistas disponíveis, descobriu que as outras prefeituras da Bahia e do nordeste já haviam contratado as principais atrações do momento, deixando o São João de Camaçari sem condições de acontecer, em alto estilo, na data certa.
De acordo com as mesmas informações, foi falta de visão, pois esse ano tem eleição municipal e os prefeitos mais atentos se anteciparam para caprichar na grade de atração de suas cidades, deixando para os retardatários apenas bandas de pouca expressão, que atraem pouco público.
E diante da opção de fazer uma festa sem cantores de renome nacional e repetir o fiasco de 2023 no Camaforró, Elinaldo decidiu então, mudar a data do São João, para só assim conseguir vaga na agenda dos artistas e das bandas, mais aguardadas pelo público.
Não se programou, não se antecipou, e provoca com isso, uma mudança drástica na rotina cultural, turística e mercadológica de toda uma cidade.