O secretário de Relações Institucionais do Estado (Serin) e pré-candidato a prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, se reuniu nesta terça-feira (19), no Senai Cimatec Park, com representantes da Si&MEx Solutions GmbH, empresa alemã que realiza estudos, juntamente com o Governo do Estado, para implantar em Camaçari uma cadeia de produção de Painéis Solares sustentáveis.
O investimento deve chegar a R$ 2 bilhões e a expectativa é que o empreendimento gere 2 mil empregos diretos em plena operação, além de 5 mil empregos indiretos durante a fase de implantação.
O plano da Si&MEx é instalar inicialmente uma planta piloto no Cimatec Park e, em seguida, implementar três fábricas que produzirão Painéis Solares nacionais, de alta performance, com durabilidade estendida e sustentáveis (verdes), de acordo com o coordenador de Projetos do Senai Cimatec, Walter Pinheiro.
“A ideia da Si&MEx é primeiro se instalar no Cimatec park para colocar sua planta piloto, realizar todos os testes para depois disso instalar uma planta definitiva em Camaçari de produção de placas solares e semicondutores, entrar numa seara que ainda é muito reduzida no mundo”, disse.
“Estamos trazendo um dos grandes players mundiais e a ideia é integrar isso também no aspecto de capacitação, formação de mão de obra, ofertas de emprego, e também como extrair da vinda desta fábrica benefícios para a cidade”, acrescentou Pinheiro.
Luiz Caetano destacou a importância de integrar Camaçari com as pesquisas realizadas no Cimatec Park. “Estou encantado com o que vi hoje aqui, de que cada vez mais o Simatec precisa entrar na cidade e a cidade extrair o que de melhor tem aqui”, afirmou o titular da Serin.