IMG-LOGO
Ultimas Noticias: Secretaria de Habitação encerra estudo preliminar do Casa Verde e Amarela na Gleba B Prefeitura de Camaçari executa tapa-buracos e pede para população ligar solicitando serviço Júnior Borges defende regularização fundiária de comunidades de Arembepe Projeto de educação financeira do BC pode criar cadeia de aprendizado sobre gestão de finanças pessoais Em luta SUAS são atendidos pelo secretário de Relações Institucionais, mas precisam dos vereadores também
Escolas estaduais comemoram os festejos juninos com quadrilhas e brincadeiras tradicionais
18/06/19 as 06:35 pm

As escolas da rede estadual de ensino já estão no clima dos festejos juninos. Nesta terça-feira (18), o dia foi marcado por apresentações de quadrinhas, brincadeiras tradicionais, degustação de comidas típicas e muito forró nas festas de confraternização realizadas nas unidades escolares. A iniciativa visa à valorização e o resgate da cultura nordestina, além do aprendizado dos estudantes sobre as características histórias, econômicas e culturais da festa. Os festejos nas escolas marcam o início do recesso do primeiro semestre na rede estadual de ensino, que começa nesta quinta-feira (20) e integra o calendário padrão do ano letivo de 2019. As aulas serão retomadas no dia 3 de julho, quando será iniciado segundo semestre.

Nesta terça, no Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula, em Salvador, houve apresentações de 20 quadrinhas juninas na área de convivência do colégio. Já na quadra esportiva, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre as tradições das cidades do interior do Estado, por meio dos estandes com comidas típicas, nos quais os estudantes apresentaram sobre a cultura local de cada município. Outro destaque foi um touro mecânico, que também garantiu a diversão do público presente composto por familiares, alunos, professores e demais funcionários.

A estudante Thalita Almeida, 17 anos, 3° ano, afirmou que gostou muito de dançar na quadrilha de sua turma. "Foi muito divertido poder interagir com os colegas de outras salas e, também, resgatar a cultura nordestina com brincadeiras e danças tradicionais", disse. Já Murilo Vinícius Stowe, 14, 1° ano, falou que a festa foi um grande aprendizado. "Aprendi muito ao pesquisar sobre a cidade de Euclides da Cunha e passei um pouco dessas informações para as pessoas que conferiram o nosso estande", comentou.

Dona Iraildes Bonfim dos Santos, mãe da estudante Adriane Kelly Bonfim, 16, 2º ano, disse que se surpreendeu com a festa. "Vim participar pela primeira vez para prestigiar a minha filha e fiquei encantada com o envolvimento dos alunos e com toda a organização da festa, pois foi muito linda e animada", revelou.

No bairro vizinho, no Cabula VI, os estudantes do Colégio Estadual Professora Elizabeth Chaves, também dançaram quadrilha, forró e promoveram brincadeiras tradicionais, a exemplo da dança da laranja, e também contaram com a participação de familiares. "Gostei muito da festa, pois foi mais um momento de descontração e integração da escola com nossas famílias", disse Samantha Martins, 12, 6º ano.

Em Campinas de Brotas, também em Salvador, o forró do Colégio Estadual Deputado Henrique Brito foi abrilhantado pelo coral dos estudantes, que conta com o acompanhamento e regência do projeto Neojibá. O repertório incluiu musicas de artistas consagrados como Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

Já no interior do Estado, no município de Rio de Contas (607 km de Salvador), a festa junina do Colégio Estadual Carlos Souto será realizada nesta terça (18), a partir das 18h, no Ginásio de Esportes do município. A programação contará com concurso de quadrilhas, concurso de forró, Casamento de Maria Bonita', sorteio de balaio junino e apresentações musicais.

Fotos: Claudionor Jr

BANNER

LINKS ÚTEIS