IMG-LOGO
Ultimas Noticias: Destruiram a reputação do Poder legislativo em Camaçari: atual legislatura que começou 2021 gastando dinheiro público com carro de luxo, chegou ao fim em 2023 votando contra o povo Atenção Elinaldo, Dona Ivana Paula e Flávio Matos, o dinheiro do incentivo financeiro do Agente Comunitário de Saúde, já foi depositado na conta da prefeitura E com o limão que restou Elinaldo fez uma limonada sem açucar Natal Solidário: Cidade da Luz realiza Dia D de arrecadação de donativos neste sábado, 16 de dezembro Em primeira discussão e votação, Câmara de Camaçari aprova PDDU-S do município
Em luta SUAS são atendidos pelo secretário de Relações Institucionais, mas precisam dos vereadores também
15/06/21 as 12:21 pm

 

 

 

Durante o ato realizado na manhã desta terça-feira (15), no Paço Municipal de Camaçari, os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, em luta pela vacinação contra covid-19 de forma prioritária, foram recebidos pelo Secretário de Relações Institucionais do Município Senhor José Matos,  que recebeu de forma protocolar o documento dos manifestantes, e se comprometeu dar encaminhamento junto a Secretaria de saúde e demais órgão da prefeitura. 

“Fomos recebidas pelo Secretário de Relações Institucionais, o senhor José Matos. Protocolou nosso documento junto a Secretaria Municipal da Saúde, e fará os encaminhamentos junto a prefeitura.” disse uma integrante do Fórum. 

Eles pedem também o apoio dos vereadores. 

 

Leia a íntegra do manifesto: 

 

MANIFESTO EM DEFESA DA VACINAÇÃO DOS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS DE CAMAÇARI. 

 

 Coordenação do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS – FMTSUAS Camaçari/BA Diante do cenário pandêmico decorrente do vírus SARS-CoV-02, que aponta agravamento acelerado da crise sanitária e da escassez de ofertas de vacinas, manifestamos a defesa da priorização do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, na imunização contra o novo coronavírus (COVID-19). 

 

 Salientamos que os trabalhadores do SUAS (assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, educadores sociais, auxiliares de serviços gerais, administrativos, motoristas e afins), que atuam na Política de Assistência Social, na rede socioassistencial pública e privada, os quais apresentam vínculo com entidades/associações representativas sob diversas formas; precisam ser melhor amparados no exercício de suas funções. 

 

 Necessitamos de ações concretas para profissionais que não paralisaram suas atividades e têm sido de fundamental importância para a garantia de proteção social, frente à pandemia que tem aumentado as desigualdades sociais. Conclamamos Conselheiros/as e Gestores/as da Política Pública de Assistência Social e Saúde, Vereadores/as e Prefeito para apoiar a luta junto a Comissão Intergestores Bipartite - CIB Saúde/BA, solicitando a inclusão dos profissionais como público prioritário no Plano Estadual e Municipal de Imunização contra a COVID-19 e consequentemente na Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus (COVID-19).  

 

Torna-se também necessária e urgente, a pactuação para a inclusão dos trabalhadores(as) do SUAS na lista de prioridade da vacinação contra o H1N1, Influenza, e demais patologias que afligem a comunidade. 

A Assistência Social no Brasil tem papel fundamental na proteção social, na ampliação do bemestar e nas medidas de cuidados integrais com a saúde da população mais vulnerável, de forma sinérgica ao Sistema Único de Saúde – SUS. Apesar de nesse contexto, ter sido incluída como política pública essencial e indispensável ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, aquelas que, se não atendidas, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população, a Assistência Social, prevista no Decreto nº. 10.282, de 20 de março de 2020, não foi contemplada no rol dos grupos prioritários do atual Plano de Vacinação contra a Covid-19.  

 

A prestação de Assistência Social por parte do Estado é um direito fundamental e está previsto no Artigo 203 da Constituição Federal.  

 

Ressaltamos que, os trabalhadores do SUAS estão cotidianamente expostos à contaminação do coronavírus ao atender à crescente demanda da população em situação de desproteção social; no entanto, destacamos que o reconhecimento da legitimidade da priorização dos trabalhadores não arrefece a luta da categoria pela vacinação universal e ampla de toda a população. 

BANNER

LINKS ÚTEIS