Neste sábado (21), o município viveu uma tarde e noite marcadas por emoção, espiritualidade e celebração do Jubileu dos 15 anos de criação da Diocese de Camaçari, em mais uma ação administrativa do bispado de Dom Dirceu, que vem trazendo inúmeros avanços e benefícios ao território atendido pela sua gestão.
Na oportunidade o Bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu Oliveira, ressaltou o caráter de solidariedade da iniciativa e reafirmou a mensagem de paz. “Este é um momento de ação de graças por todos que fizeram parte dessa história e também de olhar para frente, pra que continuemos dando a nossa contribuição para construção de uma sociedade mais justa e solidária. Além disso, este evento fortalece nossa identidade e nosso pertencimento. E para que tivéssemos um evento dessa magnitude foi fundamental o apoio do poder público, que entende a importância dos segmentos religiosos e o papel que exercemos. Assim, juntos, construirmos a cultura da paz”, enfatizou.
A programação foi aberta com apresentações das pastorais sociais e movimentos, a oração do Terço da Misericórdia conduzida pela Comunidade Cidade Santa, seguida da Santa Missa, presidida pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, que uniu fiéis em sintonia de fé e devoção.
Em um grande momento pela paz, subiu ao palco o artista Zé Vicente, bastante conhecido pelas suas músicas de cunho popular e de apoio aos encontros das comunidades eclesiais, chamado de “Cantor da Caminhada”.
Reconhecido na música católica, o cantor Tony Allysson fez a plateia vibrar, em um show alegre e que também levou mensagens de adoração. Canções consagradas, como “Soberano” e “Deus é Poderoso pra Fazer”, estiveram no repertório, entoadas em um coro em sintonia com o público.
Também referência no cenário artístico católico e na evangelização, a Irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hesed, encerrou a noite com uma apresentação marcada pelo louvor e profunda conexão espiritual. “Muita alegria estar aqui, vendo esse povo tão fervoroso, em um momento de louvor com música e adoração. Pra mim é um privilégio participar da celebração dos 15 anos da Diocese de Camaçari”, afirmou a Madre.
Entre a multidão de pessoas que prestigiaram a celebração, o clima foi de emoção. A servidora pública Andrea da Paixão, 45 anos, moradora do bairro da Bomba, enfatizou a importância da comemoração para a comunidade católica. “Celebramos uma data histórica, que é o aniversário da nossa Diocese, e ter este evento é de grande impacto e valor para a cidade. A programação foi ótima, principalmente por poder ver de perto a Irmã Kelly, que acompanho bastante o trabalho”, disse ela, que foi ao jubileu acompanhada dos filhos.
O evento também atraiu moradores de outras cidades abrangidas pela Diocese de Camaçari, como Gerliane Neves, 43 anos, que veio do município de São Sebastião do Passé. “Uma benção. Mesmo com a chuva, foi um evento maravilhoso. Incrível vivenciar isso. É a primeira vez que venho em evento neste espaço e achei tudo ótimo, a estrutura e a programação”, avaliou a auxiliar de secretária.
A Arena Jorge Abelha foi estruturada, com o suporte da gestão municipal, garantindo conforto, segurança e acessibilidade ao público. O espaço contou com área adaptada para pessoas com deficiência (PcD), pontos de hidratação, praça de alimentação, banheiros e cadeiras, bem como estrutura organizada, incluindo ambulância de prontidão, para acolher os visitantes com responsabilidade e organização. A programação também contou com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Tendas temáticas ainda completaram a agenda, entre elas: a Tenda da Caridade, que apresentou projetos sociais desenvolvidos pela diocese; a Tenda da Adoração, dedicada a momentos de oração e Adoração Eucarística; e a Tenda da Memória, que reuniu um memorial fotográfico e uma linha do tempo com registros históricos da caminhada pastoral nas 26 paróquias que compõem a diocese.
Criada em 2010, a Diocese de Camaçari tem como sede o município e abrange as cidades de Dias d’Ávila, Simões Filho, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Terra Nova, desempenhando um papel fundamental na promoção da fé, da ação social e da integração comunitária na região.



