Desde as primeiras horas do dia 2 de fevereiro, próxima segunda-feira, devotos entregam nas águas que banham a orla de Camaçari as honrarias a Yemanjá, rainha das águas, mares e oceanos. Com alvorada de fogos, cortejos e procissões marítimas, as celebrações acontecem nas localidades de Itacimirim, Arembepe e Jauá.
Em Arembepe, o festejo em homenagem à grande mãe dos orixás – como é consagrada pelas religiões de matriz africana – tem início às 5h, com o cortejo que terá saída do espaço Preguiçosa, situado ao fundo da Colônia de Pescadores Z-14. A procissão levará até a praia os balaios com as oferendas dos devotos aos barcos. Em seguida, as embarcações seguem para o alto-mar para entregar os presentes.
Por lá, a festa continua no palco montado no Largo das Peixarias, em frente à Preguiçosa, com variadas atrações culturais a partir das 11h. Se apresentam o músico Rege FX, as bandas SDL – Samba do Litoral e Chegue Mais, e o cantor Laércia Dantas.
Já em Itacimirim, a entrega dos presentes no dia de Yemanjá acontece às 13h, com cortejo partindo da Praça da Espera. Em Jauá, a saída da procissão está marcada para às 16h, partindo do Barracão dos Pescadores, quando serão levadas as dádivas preparadas para a deusa das águas.
As festividades do Dia de Yemanjá são realizadas pelos moradores de cada localidade, e contam com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov). Vale lembrar que, com o objetivo de proteger o ecossistema marinho, é orientada a entrega de oferendas biodegradáveis, a exemplo de flores naturais, que não agridem o meio ambiente, nem põem a vida marinha em risco.
Foto: Patrick Abreu
