A Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc) segue com o processo de transferência interna para alunos que já estudam na Rede Pública Municipal de Ensino até sexta-feira (16). Na Escola Municipal Professora Laurita Souza Ribeiro, localizada na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), as matrículas têm transcorrido tranquilamente, com vagas já garantidas para os alunos dos 7º, 8º e 9º.
Nesta quarta-feira (14), na unidade, segundo o secretário escolar Roberto Ribeiro dos Santos, existem, exatamente, 70 vagas para o 6º ano, exclusivamente no turno vespertino. “No primeiro dia de matrícula [12 de janeiro], fechamos uma turma e meia, e ainda temos a mesma quantidade de vagas para ofertar”, detalhou.
Determinada a proporcionar a mesma qualidade de formação que seu filho mais velho recebeu, quando foi aluno da Laurita Souza Ribeira, Verônica Silva, 50 anos, chegou cedo, nesta quarta-feira, para garantir uma vaga para o caçula, Antônio Gabriel, 11 anos. “Não tive nenhuma dificuldade em termos de documentação nem no atendimento, pois eu já sabia que ia encontrar a vaga. Meu outro filho, que já estudou aqui, cresceu fazendo música e outras atividades, mesmo com alguma dificuldade estrutural da escola à época. Quando foi hoje vi que a estrutura, pra minha surpresa, tá bem legal. Até agora está tudo correndo bem”, observou confiante a moradora do bairro São Vicente.
Outra que garantiu nesta quarta-feira, de forma presencial, a matrícula no 6º ano para a filha Jomáry, 11 anos, foi Maria José Bispo, 55 anos, que tinha dúvida se já poderia matricular a jovem, egressa da Escola Municipal Engenheiro Ruy Bacelar. “Lá [na Ruy Bacelar] não tem 6º ano. Só que ontem eu estive na casa de uma irmã e ela disse que já tinha matriculado a neta. Aí, decidi passar aqui pra saber e já consegui fazer tudo”, disse agradecida, a moradora do Santo Antônio.
Para realizar a matrícula presencial é necessário apresentar certidão de nascimento ou RG do estudante; CPF do estudante; histórico escolar ou declaração de transferência; cartão do SUS; cartão de vacinação; laudo ou relatório médico (se houver); RG e CPF do responsável legal; comprovante de residência atualizado; duas fotos 3×4; telefone para contato; e espelho do Cadastro Único para beneficiários do Programa Bolsa Família.
Além de se dirigir à escola de interesse para realizar a matrícula, interessados em garantir a vaga podem fazer a pré-matrícula de forma on-line. Para tanto, pais ou responsáveis legais, bem como os estudantes maiores de idade, devem acessar o Portal de Matrículas 2026, clicando aqui, para reservar a vaga. Após a conclusão dessa etapa, deverão comparecer à unidade escolar escolhida, portando toda a documentação exigida, para validação e efetivação da matrícula.
Já a matrícula para os alunos novos, que são aqueles que ainda não estudam na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari, acontece entre os dias 26 e 27 prioritariamente para alunos PcD (pessoa com deficiência), que também poderão efetuar o processo nas demais datas do calendário. Para os demais estudantes, o período de matrícula será de 28 a 30.
A Seduc reforça, ainda, que o período é uma campanha de matrículas, mas que a mobilização ocorre durante todo o ano. A pasta informa, também, que quem tiver dificuldade ou não conseguir realizar a pré-matrícula on-line deverá comparecer diretamente à unidade escolar ou tirar dúvidas pelo WhatsApp, no número (71) 98796-8484.
