Prefeitura leva Conexão Saúde para Barra do Pojuca e facilita acesso a consultas e exames
Ofertando uma série de serviços e atendimentos, o projeto Conexão Saúde chegou à comunidade de Barra do Pojuca, na orla do município, beneficiando mais de mil pessoas. A segunda edição da iniciativa, promovida pela Prefeitura de Camaçari, aconteceu neste sábado (29), na Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade.

Na oportunidade, o prefeito Luiz Caetano destacou que o projeto foi criado para melhor atender a população, levando a saúde para perto das comunidades. “Estamos juntos para melhorar cada vez mais, chegando na ponta, em todos os cantos, de forma planejada e articulada. Isso se reflete em variados aspectos, estamos deixando Barra do Pojuca mais bonita, organizada e estruturada, como, por exemplo, a modernização das escolas e da própria unidade de saúde”, citou.

O Conexão Saúde busca ampliar o acesso a consultas, exames, prevenção e cuidados especializados, por meio de demanda espontânea e, também, contemplando pacientes previamente agendados.
A secretária de Saúde, Rosangela Almeida, pontuou que a ação garante mais cuidado, acolhimento e resolutividade para a população. “A nossa meta é que, aproximadamente, 1.500 pessoas sejam beneficiadas durante todo o dia de hoje. São vários serviços e temos um volume importante de atendimentos. É a saúde, de fato, conectada com nossa gente”, celebrou.
Durante o evento, foram ofertados atendimentos médicos, incluindo ortopedista, clínico geral, endocrinologista e cirurgião geral; exames oftalmológicos, laboratoriais e de raio-x; medição para entrega de óculos; ultrassonografias de abdômen total, próstata, mama, transvaginal e tireoide; além de serviços odontológicos.
Também foram realizadas avaliação nutricional; auriculoterapia; vacinação humana de rotina, como a imunização contra gripe, febre amarela, HPV, a vacina pentavalente, tríplice viral, dentre outras; vacina antirrábica animal; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais; bem como atendimento e triagem para cirurgias eletivas.
A diarista Marilda dos Santos, 39 anos, foi uma das atendidas durante a iniciativa, a qual avaliou como importante. “Fiz exame laboratorial e, também, medição para, em breve, pegar meus óculos de grau. Achei uma ação ótima, que facilita o acesso a serviços de saúde”, afirmou a moradora de Barra do Pojuca.
Também residente da localidade, Neilma Sena Brandão, 35 anos, fez exames laboratoriais e levou a filha, Maria Vitória Sena, 8 anos, para serviços de odontologia. “A comunidade estava precisando. Várias pessoas da minha família aproveitaram e todo mundo conseguiu ser atendido. Achei muito bom”, pontuou a dona de casa.
Já o auxiliar de limpeza Antônio Carlos dos Santos, 51 anos, morador de Cachoeirinha, saiu do Conexão Saúde com exames pré-cirúrgicos agendados. “Aqui fiz ultrassonografia e ainda agendei exames para, em breve, realizar minha cirurgia de hérnia, já encaminhada. A ação foi nota 10”, classificou.
A primeira edição do Conexão Saúde aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto e atendeu mais de 3 mil pessoas em Abrantes. O projeto integra as ações de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, aproximando os serviços da rede municipal e facilitando o acesso a diversos procedimentos em um único dia.
Foto: Patrick Abreu e Rafael Kuster
