Foto: Georgina do Vale Silva, 53 anos “Meu pai era agricultor, morreu com 103 anos, e sempre amando a terra. Trago esse legado comigo. Na agricultura, nós temos um lema que diz que ‘se a roça não planta, a cidade não janta’. Para nós agricultores, esse apoio nada mais é do que uma ferramenta a mais. A gente se sente fortalecido, pois entendemos que o mundo está voltado hoje para a agricultura, para uma alimentação mais saudável”, afirmou.
O Horto Florestal foi palco, nesta quinta-feira (16), de um encontro com a terra, a esperança e o futuro. A ação “Frutos de Camaçari”, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), entregou mais de mil mudas frutíferas para agricultores e agricultoras familiares que atuam no município.
“Estar nesse local, cercado pela natureza e por pessoas que fazem a terra florescer, é renovar nossa esperança no presente e no futuro, reconhecendo a força da agricultura familiar da nossa cidade, valorizando quem trabalha com dignidade no campo e contribui com a produção local com sustentabilidade”, pontuou o prefeito Luiz Caetano.
Banana, manga palmer, acerola e mamão formosa estão entre as espécies distribuídas, que são produzidas e selecionadas no próprio Horto Florestal, com base nas diretrizes do Programa Integrado de Distribuição de Equipamentos e Suprimentos (PIDES). A proposta é incentivar a produção local, diversificar culturas, estimular o consumo de alimentos mais saudáveis e gerar renda no campo.
O titular da Sedap, Fabiano Dourado, realçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural no município. “Camaçari é uma cidade conhecida como a cidade do Polo Petroquímico, mas também possui um polo agrícola gigantesco. Estamos aqui justamente fortalecendo esse setor. Todas as mudas que entregamos hoje possuem certificação, fazendo assim o controle de tudo aquilo que é passado para os agricultores e mostrando que é possível produzir com qualidade e com apoio”, pontuou o secretário.
Além dos produtores, a ação também reuniu líderes comunitários, representantes de cooperativas e moradores de comunidades rurais. Georgina do Vale Silva, 53 anos, veio de Pinhão Manso, zona rural de Camaçari, para prestigiar a ação. Filha de agricultor, ela assegurou que a comunidade enxerga a entrega das mudas como um forte incentivo.
“Meu pai era agricultor, morreu com 103 anos, e sempre amando a terra. Trago esse legado comigo. Na agricultura, nós temos um lema que diz que ‘se a roça não planta, a cidade não janta’. Para nós agricultores, esse apoio nada mais é do que uma ferramenta a mais. A gente se sente fortalecido, pois entendemos que o mundo está voltado hoje para a agricultura, para uma alimentação mais saudável”, afirmou.
Já Claudemiro Ramos dos Santos, 54 anos, da Comunidade Santa Rita, na Via Parafuso, está iniciando no ofício e enfatizou que a sensibilidade da ação fomenta a esperança. “Cada muda entregue é um passo para melhorar nossa renda e garantir alimentos saudáveis pra nossa mesa. Eu tenho dois anos plantando hortaliças e saio daqui feliz e com mais objetivo de seguir na agricultura”, opinou o produtor.
Com o lema “Plante hoje o futuro da sua colheita”, o projeto Frutos de Camaçari reforça o compromisso do governo municipal com um futuro mais verde, produtivo e sustentável, onde o campo tem vez, voz e valor.
O encontro ainda contou com a palestra de Pedro de Santana, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Foto: Juliano Sarraf