O Hospital Geral de Camaçari (HGC) realizou, nesta segunda-feira (29), uma ação especial de sensibilização sobre a importância da doação de órgãos. A iniciativa aconteceu no Shopping Boulevard, onde profissionais de saúde abordaram o público para esclarecer dúvidas, distribuir materiais informativos e dialogar com a população sobre o impacto transformador desse gesto solidário.

Durante a atividade, foram reforçadas informações sobre como funciona o processo de doação no Brasil, os direitos das famílias e a relevância de comunicar o desejo de ser doador aos familiares. O objetivo foi estimular a reflexão e ampliar a compreensão de que a decisão de doar pode salvar muitas vidas.

De acordo com a Diretora Geral do HGC, Thais Fraga, “ações como essa reforçam o compromisso da instituição em promover saúde não apenas dentro das suas dependências, mas também junto à comunidade, fortalecendo a cultura da solidariedade e do cuidado coletivo”.

A mobilização está alinhada ao Setembro Verde, campanha nacional de incentivo à doação de órgãos, e integra as estratégias da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para ampliar o número de doadores no estado, garantindo esperança e qualidade de vida a milhares de pacientes que aguardam na fila de transplantes.

A atuação da CIHDOTT no HGC

No Hospital Geral de Camaçari, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) tem papel fundamental nesse processo. A comissão atua em articulação com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Geral do Estado (HGE), vinculada à Central Estadual de Transplantes e, consequentemente, ao Sistema Nacional de Transplantes.

A CIHDOTT realiza a busca ativa de potenciais doadores, acompanha a abertura e fechamento de protocolos de morte encefálica, apoia famílias nas entrevistas e orientações, além de intermediar a comunicação com a Central Estadual de Transplantes para viabilizar exames, documentações e a captação dos órgãos.

Para a fisioterapeuta e integrante da CIHDOTT do HGC, Ana Carolina Cavalcanti, a informação é a principal aliada para ampliar o número de doadores: “a conscientização para doação de órgãos e tecidos é essencial para esclarecer dúvidas, desmistificar processos e levar informações corretas à população. Esse conhecimento aumenta as chances de aceitação da família no momento da autorização da doação. Nosso papel é acolher a família, esclarecer cada etapa e oferecer suporte técnico e humano para que esse gesto solidário aconteça de forma transparente, segura e respeitosa.”

By admin