A Diocese de Camaçari promove, no próximo domingo, 14 de setembro, a tradicional Peregrinação de Fé e Luz ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, um dos maiores eventos religiosos da Região Metropolitana de Salvador. A caminhada reúne, a cada ano, cerca de 15 mil fiéis, vindos em caravanas das cidades de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova.
Com o tema “A Diocese de Camaçari, com Maria, há 15 anos vivendo com fé e esperança”, a edição deste ano traz um significado especial por acontecer durante o Ano Santo da Esperança e nas celebrações dos 15 anos de criação da Diocese. O Santuário Nossa Senhora das Candeias foi reconhecido como uma das Igrejas Jubilares da Diocese, o que permite aos peregrinos participantes a oportunidade de lucrar indulgências plenárias, conforme as disposições da Igreja Católica.
A programação terá início às 6h, com concentração na Base de Inspeção Veicular – BA 522 (atrás do antigo posto da Polícia Rodoviária). No local será celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, e concelebrada por sacerdotes de toda a Diocese. Em seguida, os fiéis caminharão em procissão por um trajeto de aproximadamente 6 km até o Santuário, onde o evento será encerrado com a Bênção do Santíssimo Sacramento no largo da Praça do Santuário Nossa Senhora das Candeias.
Indulgências Plenárias
Para lucrar as indulgências concedidas neste Ano Santo, os peregrinos devem cumprir as condições previstas pela Igreja: confissão sacramental (dias antes ou depois), comunhão eucarística, oração pelas intenções do Papa (Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória) e disposição interior de afastar-se de todo pecado.
Sobre o Santuário
O Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um dos mais importantes centros de fé da Bahia. Reconhecido como patrimônio imaterial do estado desde 2021, é destino de milhares de romeiros que buscam graças junto à Fonte dos Milagres e expressam sua devoção através dos ex-votos que preenchem o local.
Fotos : Divulgação Santuário Nossa Senhora das Candeias

