Prefeitura lança programa Conexão Saúde com primeira edição em Vila de Abrantes
A Prefeitura de Camaçari dá mais um passo importante com o lançamento do Conexão Saúde. Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), na Praça da Matriz, em Vila de Abrantes, acontece o pontapé da ação, com a oferta de diversos atendimentos e serviços. O objetivo é resolver a demanda de pacientes que esperam por exames e consultas com especialistas. Lembrando que a atual gestão encontrou, ao assumir o governo, uma lista de espera com dezenas de milhares de pacientes aguardando por atendimento.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pelo prefeito Luiz Caetano, durante encontro com a imprensa. “Com este projeto nós vamos enfrentar uma demanda reprimida. Toda ação foi pensada através de uma pesquisa que identificou as demandas da população e a partir disso, nós estamos conseguindo organizar a saúde e consolidar o desenvolvimento na área para a atender o povo”, afirmou Caetano.
Nos dois dias de ação, mais de 1 mil pessoas deverão ser atendidas. “O Conexão Saúde é uma proposta inovadora, que é conectar o usuário à sua unidade básica. Então, é o paciente entender que a porta de entrada de serviço no SUS é a unidade e com isso nós vamos ampliar o serviço. Vamos começar por Abrantes, ofertando serviços que nós identificamos que naquela região estavam represados”, reforçou a secretária de Saúde, Rosangela Almeida.
Moradores de comunidades como Buris de Abrantes, Estiva de Abrantes, Fonte da Caixa, Cajazeiras de Abrantes, Cordoaria, Catu de Abrantes, Mutirão e Machadinho que estejam com guias de requisição, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para informações sobre o agendamento dos atendimentos.
Durante o Conexão Saúde, serão realizados serviços como coleta de sangue para exames laboratoriais, ultrassonografias (de próstata, tireoide, transvaginal, mamária e abdômen total), consultas oftalmológicas (incluindo especialista em glaucoma, e exames), dermatológicas, endocrinológicas, ortopédicas, além de raio-x e preventivos.
Também haverá atendimento para acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais — com encaminhamento imediato para tratamento em casos positivos. A vacinação humana e antirrábica animal estará à disposição, assim como orientações nutricionais e saúde bucal, com escovação supervisionada e profilaxia. Ainda no local terão estandes como o da Ouvidoria SUS, e da central de regulação. A programação inclui também parcerias com outras secretarias para ampliar o leque de serviços e ações durante os dois dias.
Conexão Saúde
O projeto nasceu de uma avaliação das ações já realizadas na rede municipal e de um planejamento criterioso voltado a melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população.
As iniciativas são definidas com base em estudos prévios da demanda reprimida das comunidades, de forma a oferecer atendimentos alinhados às reais necessidades locais. O objetivo é aproximar cada vez mais a gestão da comunidade, ampliar a rede de cuidados e favorecer a qualidade de vida dos cidadãos.
O programa se consolida ainda como um conjunto de iniciativas permanentes, que inclui a ampliação do acesso aos serviços, promoção contínua da prevenção e do cuidado integral, e entrega de novos equipamentos de saúde.
Foto: Patrick Abreu
