Na manhã desta terça-feira (12), gestantes e puérperas vivenciaram um momento especial na Unidade de Saúde da Família (USF) Santo Antônio. Em um encontro acolhedor e informativo, foi promovida por lá uma palestra em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno.
A campanha leva a cor dourada como símbolo do padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo e essencial para os bebês nos primeiros meses de vida.
A atividade foi conduzida pela enfermeira neonatologista e pediatra Maisis Barros, que compartilhou orientações fundamentais sobre a amamentação. “O leite materno possui todos os nutrientes que os bebês precisam nos primeiros meses de vida. Deve ser oferecido de forma exclusiva até o sexto mês, sem necessidade de água, chás ou sucos, e, de forma complementar, até os dois anos ou mais. Além de fortalecer o sistema imunológico da criança e reduzir riscos de infecções, o aleitamento promove vínculo e segurança entre mãe e filho”, explicou.
Durante o encontro, a profissional e a equipe da unidade também tirou dúvidas, falou sobre a composição fisiológica das mamas, técnicas adequadas de amamentação, posicionamento correto do bebê, importância da alimentação saudável da mãe, e o acompanhamento do desenvolvimento infantil. O momento ainda contou com depoimentos de participantes.
A gerente da USF Santo Antônio, Bárbara Seilly Gomes, ressaltou a importância da rede de apoio à gestante. “Fizemos questão de convidar individualmente cada mulher acompanhada aqui no pré-natal. Este momento foi pensado para vocês, e só tem sentido com a participação de cada uma. Aproveitem a gestação ao máximo. A unidade está sempre aberta para ser parte ativa dessa rede de apoio, oferecendo acolhimento, cuidado e suporte contínuo”, afirmou.
Entre as participantes, a resgatista industrial Edilane Marcela Rodrigues, de 35 anos, atualmente no sexto mês de gestação, destacou a relevância do momento. “É fundamental estarmos sempre bem informadas, especialmente sobre um tema tão importante como a amamentação”, comentou.
A vigilante Vanessa Santos, de 41 anos e grávida de sete meses, também elogiou a iniciativa. “Sou acompanhada aqui na unidade, sempre sou bem atendida, e achei ótimo participar dessa atividade hoje, aprendi muitas coisas importantes”, disse.
O evento contou ainda com um café da manhã e a entrega de lembrancinhas, encerrando a manhã com acolhimento e carinho.
Foto: Juliano Sarraf