Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto de 2025, os padres da Diocese de Camaçari participaram do retiro anual do clero, realizado na Casa de Retiro São José, localizada em Mar Grande, na Ilha de Itaparica. O encontro teve como tema “Presbíteros peregrinos e servidores da esperança” e contou com a condução espiritual de Dom Gilson Andrade, bispo da Diocese de Nova Iguaçu (RJ) e presidente do Regional Leste 1 da CNBB.

Durante os cinco dias de recolhimento, os sacerdotes vivenciaram um profundo clima de silêncio, oração e escuta. A programação incluiu pregações, adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento, Via-Sacra, momento mariano, confissões e a celebração diária da Eucaristia.

Entre as intenções das missas celebradas, foram recordados os aniversários de ordenação de vários presbíteros: Pe. Ronaldo, Pe. Edson e Pe. Cleomario, que completam 10 anos de sacerdócio; Pe. José André, Pe. Milton e Pe. Márcio, com 15 anos de ministério; Pe. Marcos Filgueiras, que celebra 20 anos de ordenação; e Pe. Igor, que completou 4 anos de sacerdócio no dia 31 de julho.

O retiro contou com a presença do bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, que acompanhou de perto toda a programação. Ao comentar sobre a importância desse momento para o clero, Dom Dirceu afirmou que “O retiro é sempre uma oportunidade de retomar a nossa vocação a partir do encontro com o Senhor. É uma oportunidade que temos, segundo Santo Inácio de Loyola, de ordenar ou reordenar a vida. É sabido por todos que o dia a dia que vivemos vai desarrumando as coisas. Por isso, às vezes, é preciso pisar no freio, fazer uma parada e reordenar o tempo, a vida, sem as influências dos condicionamentos do mundo e as perturbações dos afetos. Em suma, é um tempo de graça.”

O assessor do encontro, Dom Gilson, destacou a importância do retiro e deste acompanhamento dos sacerdotes “Juntos nessa caminhada jubilar nós refletimos sobre o padre como peregrinos da esperança, mas como servidor da esperança, neste ano em que somos convidados à renovar nossa fé e nossa conversão no caminho jubilar. Que possamos acompanhar nossos padres, também sustentando a esperança deles, eles que devem ser aqueles que guardam a esperança do povo de Deus, apoiando através da oração nosso compromisso missionário, dos trabalhos pastorais e tudo aquilo que a Igreja espera de cada um de nós”, disse.

O retiro anual é um momento previsto pela Igreja como parte do itinerário espiritual e pastoral dos presbíteros. Ele oferece aos sacerdotes um tempo privilegiado de silêncio e oração, essencial para o aprofundamento da vida interior e renovação do ministério.

Ao final do retiro, os padres retornaram às suas comunidades renovados, conscientes de que, como peregrinos da esperança, são chamados a testemunhar o Evangelho com fidelidade, humildade e ardor missionário. Que este tempo de graça siga frutificando ao longo de todo o ano pastoral.

By admin