“Choveu esses meses todos, bastou suspender as chuvas, já estamos fazendo as estradas vicinais. Começamos por Barra do Pojuca, por Monte Gordo, as máquinas já estão lá com o material para fazer as estradas vicinais de Camaçari, para melhorar o escoamento da agricultura familiar e melhorar o transporte da nossa gente que mora na zona rural”, anunciou o prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT), durante a Celebração do Dia do Agricultor e da Agricultora que reuniu mais de 300 pessoas no Clube Social de Camaçari
Com festa, formação e entrega de kit’s a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca de Camaçari (Sedap) comemorou o Dia Nacional do Agricultor e da Agricultora, celebrado em 28 de julho. O evento reuniu mais de 300 agricultores do município, nesta quarta-feira (30), no Clube Social de Camaçari.
Reconhecendo a importância da categoria para toda a sociedade, o prefeito Luiz Caetano esteve presente na celebração e destacou as ações em andamento que irão contribuir diretamente para o setor. “Choveu esses meses todos, bastou suspender as chuvas, já estamos fazendo as estradas vicinais. Começamos por Barra do Pojuca, por Monte Gordo, as máquinas já estão lá com o material para fazer as estradas vicinais de Camaçari, para melhorar o escoamento da agricultura familiar e melhorar o transporte da nossa gente que mora na zona rural”, anunciou.
A busca pela aproximação entre os produtores e o governo municipal foi destacada pelo titular da Sedap, Fabiano Dourado. “Camaçari é uma cidade reconhecida como Polo Petroquímico, então nós buscamos para a agricultura do nosso município, que tem uma área gigantesca, trazer mais equipamentos, dar uma estrutura tanto para agricultura familiar quanto para os pescadores e marisqueiras”, afirmou. Em seu discurso o secretário também lembrou todo trabalho realizado nos últimos meses e o fortalecimento de ações com o governo federal, a exemplo de mais uma edição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

No ato ainda foram entregues kit´s para agricultores, com enxada, facão com bainha e botijão térmico. Pescadores e marisqueiras também foram presenteados com camisa UV, luva, protetor solar e chapéu árabe.
O kit foi aprovado pelo agricultor de Massaranduba, Osvaldo de Souza, 66 anos. “Muito agradável, a gente saber que o trabalho da prefeitura está sendo proveitoso, olhando pela agricultura e a pesca, é um trabalho muito satisfatório para gente, que necessita desse apoio. Vou usar muito esses equipamentos”, disse.
Outro destaque do evento foi a participação da Secretaria de Saúde (sesau) com a oferta de vários serviços: vacinação para febre amarela, influenza, hepatite B e tétano; aferição de pressão arterial; testes rápidos para HIV, hepatite B e C, sífilis; orientações sobre tuberculose, hanseníase e infecções sexualmente transmissíveis (ISTS); e distribuição de preservativos.
A marisqueira de Jauá, Ivanete de Souza Ferreira, 52 anos, assim que viu a estrutura montada pela Sesau foi conferir os serviços. “É uma oportunidade que a gente tem, e as vezes a pessoa não vem aproveitar, se passa por ficar em casa. A gente nunca teve essas oportunidades, agora tem que aproveitar”, pontou ao avaliar o evento como “maravilhoso”.
A celebração ainda contou com a palestra “Os Benefícios do INSS para o Produtor Rural”, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma feira de artesanato e de produtos da agricultura, além stands informativos.
Da Associação da Fazenda Cajazeiras de Barra do Pojuca foram quase 50 agricultores e o presidente, José Nascimento, falou sobre a participação no evento. “É importante para todos nós porque a agricultura precisamos da prefeitura, a agricultura precisa da secretaria para nos apoiar e nos ajudar. E agora, nós estamos com esperança”, afirmou.

Foto: Juliano Sarraf