Nesta sexta-feira (18), a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) entregou o novo Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) Orla. Localizado em Arembepe, o equipamento, que agora está no térreo do Shopping Linha Verde, foi reformulado para oferecer atendimento mais humanizado e seguro, promovendo mais cuidado e inclusão aos usuários.
Voltado para o atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos com suspeita de transtorno do espectro autista (TEA) ou outras neurodivergências, a unidade passou a contar com quatro consultórios individualizados, salas de atividades, recepção, copa, banheiros adaptados, brinquedos pedagógicos e mobiliário adequado, tudo pensado para proporcionar conforto, acolhimento e dignidade tanto para os pacientes e seus familiares quanto para os profissionais.
A ampliação da equipe multiprofissional também foi um marco nesta nova fase. Psicopedagoga, fisioterapeuta e nutricionista se somam ao time, que já contava com psicólogo, pediatra, assistente social e enfermeira. A partir de agora, o serviço passa a oferecer não apenas avaliação diagnóstica, mas também intervenção terapêutica, que é um avanço fundamental na construção de um atendimento mais completo. Atualmente, cerca de 500 usuários estão cadastrados no local.
Durante a solenidade de entrega, o prefeito Luiz Caetano destacou o trabalho por uma saúde mais sensível e humana. “Estamos empenhados em cuidar do nosso povo com dignidade. O Natea tem um valor simbólico enorme, pois representa nosso compromisso com aqueles que mais precisam de atenção. E vamos além, pois nossas equipes já iniciaram o cadastro de famílias atípicas no município para que, em breve, possam receber medicação em casa”, afirmou.
A secretária de Saúde, Rosângela Almeida, reforçou o carinho com que o novo espaço foi pensado. “Este é um lugar de inclusão, feito com amor. Aqui não acolhemos só a criança, mas toda a família. Sabemos o quanto cada gesto de cuidado faz diferença”, disse a gestora.
Rucelly Finamori, diretora do Departamento de Alta e Média Complexidade (Demac) da Sesau, que é mãe atípica, falou com emoção sobre a transformação vivida. “Antes, no primeiro andar, havia riscos reais. Agora temos segurança, respeito e estrutura. Essa entrega é sobre dignidade e acesso”, enfatizou.
A coordenadora do Natea Orla, Ana Paula Machado, contou que antes da mudança o núcleo funcionava em condições precárias no primeiro andar do shopping, com estrutura comprometida, salas sem divisórias, materiais insuficientes e ar-condicionado sem funcionar. Ela resumiu a entrega como um momento de felicidade. “É um dia de alegria. Temos uma equipe maior, espaços mais adequados e um novo ambiente para cuidar ainda melhor de nossos usuários”, pontuou.
Entre os rostos emocionados na cerimônia, estavam os de mães como Ivana Reis, 49 anos, moradora de Arembepe, que fez questão de compartilhar sua gratidão. “Quando era lá em cima, era um risco. Agora está tudo lindo, seguro, pensado para os nossos filhos. A inclusão está acontecendo de verdade”, disse a dona de casa, que é mãe de Robson Alves, 16 anos.
Para Elaine Oliveira, 41 anos, mãe de uma adolescente de 17 anos, a nova unidade representa esperança. “Nós lutamos por esse espaço. Agora temos uma equipe multidisciplinar e um espaço acolhedor. Estou na fila de espera para o diagnóstico da minha filha e confiante que ela vai ser bem atendida”, afirmou a moradora de Vila de Abrantes.
O evento contou, ainda, com a presença da subsecretária Gabriela Mendes, de vereadores e de outras autoridades locais.
Fotos: Juliano Sarraf