Camaçari inicia o mês de julho dando um passo decisivo para o fortalecimento da indústria nacional e à construção de um futuro de mobilidade mais sustentável, acessível e conectada com a tecnologia. Nesta perspectiva, a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) apresentou o primeiro veículo fabricado no Brasil. A cerimônia, que se caracteriza como um marco histórico para a consolidação do país como protagonista de transição para a mobilidade elétrica, ocorreu nesta terça-feira (1°), nas instalações da primeira unidade da fábrica na Bahia, localizada no Polo Industrial de Camaçari. Durante o evento, que coloca o município nos holofotes mundiais, foi apresentado o veículo BYD Dolphin Mini, que já ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas e foi eleito o Carro Urbano do Ano de 2025 pelo World Car Awards.
A BYD também apresentou o Song Pro, primeiro super híbrido brasileiro da marca. Já a produção dos primeiros três modelos nacionais, BYD Dolphin Mini, Song Pro (GL/GS) e King (GL/GS), começa nas próximas semanas.
O prefeito Luiz Caetano afirmou que Camaçari está vivendo uma nova fase, voltada ao progresso, à criatividade e à sustentabilidade. “Nesse complexo, o maior empreendimento da América Latina, fora da China, e o mais avançado, vai conectar nossa gente com as inovações tecnológicas, comprometidas com a prática dos territórios e a sustentabilidade. É aqui, em Camaçari, que começamos a fazer uma reconstrução na indústria do nosso país. Após a triste saída da Ford, vivemos hoje um novo momento, que vai captar cinco vezes mais a produção que era feita anteriormente pela empresa antiga. Camaçari está conectado com a BYD, com a Bahia, com o Brasil, e com o mundo”, declarou o gestor municipal.
“Um Polo Industrial pungente e reestruturado”. Foi assim que o governador Jerônimo Rodrigues definiu a chegada da BYD em Camaçari. “Nesse dia especial, estamos respondendo, com todo respeito e carinho, que a Bahia e o Brasil têm potencial. Camaçari está pronta, e a Bahia está preparada para tudo que há de melhor, para fazermos uma boa parceria. Daqui a pouco, vamos estar, também, atuando com o hidrogênio verde e esses automóveis serão abastecidos do jeito que vocês gostam, de maneira célere. Além da infraestrutura, da mão de obra qualificada, boa parte em parceria com o Senai, nós também estamos nos preparando para produzir energia”, pontuou.
A Chief Executive Officer (CEO) da BYD Américas, Stella Li, afirmou que mais que uma empresa de carros, a BYD é um complexo de tecnologia. “Somos uma força global, nossos números já falam por si. Somos líderes mundiais em veículos elétricos. A BYD está sendo a estrela acima da competição e nossa missão é fazer com que essa tecnologia seja acessível para o maior número de pessoas. Lutamos pela redução de 50% da intensidade de carbono até 2030, chegando ao patamar de neutro até 2035. Camaçari, agora, faz parte dessa missão. Estamos fazendo com que o Estado da Bahia seja o Vale do Silício da América Latina”, ressaltou.
O vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, enfatizou que a unidade fabril de Camaçari veio para gerar empregos, formar e transformar, além de fomentar toda a cadeia produtiva do país. “Esse é o primeiro prédio de um complexo que vai modificar o setor automotivo em todo o nosso continente. São quase 160 mil metros quadrados aqui, nesse prédio. Uma estrutura que representa não só o território de uma mão, mas principalmente a confiança e também o potencial dos brasileiros. Eu quero dizer que a grande indústria está aqui, agora. Apresentamos em Camaçari o primeiro BYD brasileiro, feito por brasileiros. Com isso, posso afirmar que iremos devolver a autoestima e o desenvolvimento que Camaçari merece”, finalizou.
Alinhando inovação e empreendedorismo, os convidados também puderam visualizar, na prática, a atuação do sistema Vtol, que permite ao veículo BYD se tornar fonte de energia para outros dispositivos, como as máquinas de pipoca e algodão-doce, que estavam presentes no evento de apresentação desta terça-feira. Atuando na produção de algodão-doce ao longo do evento, Débora Reis, 21 anos, falou sobre a experiência. “Fico extremamente feliz em fazer parte desse dia histórico, vou lembrar sempre. Para o meu currículo, vai contar muito. Estamos falando de investimento, de desenvolvimento, e de esperança em dias melhores”, revelou.
Ao longo do evento, ainda, foi anunciada a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia, sendo a Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica chinesa, a primeira companhia oficialmente homologada.
Atualmente, a BYD Camaçari concentra cerca de 1.000 funcionários. A expectativa é de que, até o final do ano, o quadro seja formado por 3.000 profissionais, sempre mantendo a prioridade pela mão de obra local. Quanto à produção, a fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase.
A pedra fundamental da BYD foi lançada em 9 de outubro de 2023, onde antes estava situada as antigas instalações da Ford, e as obras foram iniciadas em março de 2024. A BYD está investindo cerca de R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari, uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, equivalente a 645 campos de futebol.
Fotos: Juliano Sarraf



