Sábado (31), a partir das 8h, acontecerá no espaço Recanto das Orquídeas, Rua Estrada 25, s/n, Jardim Limoeiro, em Camaçari, a aula inaugural do curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais: Afrobrasilidades e Africanidades na Educação Básica. A iniciativa pioneira é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Campus dos Malês, localizado em São Francisco do Conde.
A cooperação técnico-científica e cultural entre a Seduc e a Unilab visa desenvolver projetos de ensino, pesquisa e de extensão que promovam a valorização da identidade afro-brasileira, a descolonização dos saberes e os estudos africanos na educação básica.
Iniciativa concreta desse trabalho bilateral, a aula de abertura do curso de aperfeiçoamento terá uma conferência magna sobre práticas pedagógicas antirracistas. O evento deverá reunir cerca de 1.000 professores, dos quais 300 oriundos da rede municipal de Camaçari e 700 dos municípios da Região Metropolitana de Salvador, do Recôncavo Baiano e de Feira de Santana. A aula inaugural contará, ainda, com apresentações culturais afro-baianas.
A formação completa terá 180 horas de aulas, ministradas em formato híbrido. Quinzenalmente, aos sábados, os encontros serão presenciais, intercalados por atividades online.
Foto: Patrick Abreu