A 1ª Corrida da Feira – Mães em Movimento, que aconteceu nas primeiras horas deste domingo (18), com largada as 7h, reuniu milhares de pessoas, que após a prova se confraternizaram no estacionamento do Centro Comercial de Camaçari em clima de festa junina realizando um verdadeiro São João antecipado. A palavra de ordem do secretário de serviços públicos Hindemburgo Teles, o Tete, era exatamente essa, integrar os feirantes, principalmente as mulheres da feira, com a sociedade de um modo em geral. E foi o que aconteceu.
Um exemplo dessa integração foi a vitória de Ana Luiza, que ficou em primeiro lugar na categoria “comércio”, uma jovem que trabalha em uma loja de confecções localizada a 100 metros da feira, mas que nunca esteve tão junta com as mulheres, que trabalham no Centro Comercial, como hoje, onde ambas dividiram as ruas da cidade sob a bandeira do esporte e da confraternização.

Após as provas, enquanto aguardavam ansiosos pela premiação, os participantes, apoiadores e coordenadores da corrida, se divertiram com apresentações musicais no quilate de Dayna Lins e Alexsander Nunes, que colocaram todo mundo para dançar, transformando o estacionamento da feira, onde foi montada a estrutura de apoio aos competidores, em um grande arraia, realizando um verdadeiro esquenta para o Camaforró, a festa de São João de Camaçari, que acontece no próximo mês.
A primeira Corrida da Feira teve varias finalidades, algumas delas foi a promoção do esporte, valorização do comércio local e homenagem às mães.
Com o lema “Mães em Movimento”, a Corrida da Feira foi promovida pelo Grupo Mulheres que Empreendem no Centro Comercial de Camaçari (CCC), teve total apoio das Secretarias de Serviços Públicos (Sesp) e de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), bem como do Governo do Estado, além do suporte de entidades privadas e sindicais representantes dos setores do comércio e da indústria local.
Com a largada na Rua Costa Pinto (ao lado do Shopping Riviera), a corrida ainda prezou pela integração entre diferentes setores da sociedade. O percurso da corrida foi de 5 km, e permitia a participação de pessoas com idade a partir dos 14 anos.
As inscrições foram feitas de forma online e os feirantes tiveram o privilégios de serem os primeiros. Eles tiveram dois dias para isso. Quando as inscrições foram abertas ao público em geral, elas demoraram poucos minutos para serem esgotadas.
Célia Santana, Bira Chineli, Heloá, Jorge Fuampa, Graziela Cunha, Romilson o administrador da feira, entre outros organizadores, brilharam de tanta dedicação e competência, contribuindo para o sucesso do evento.
O prefeito da cidade Luiz Carlos Caetano e sua esposa Ivoneide Caetano, prestigiaram o evento. Ele que apresentou na sexta-feira (16) a super programação do Camaforró 2025, colocou como prioridade da gestão incentivar o setor de serviços. Portanto essa corrida esta perfeitamente conectada com o atual momento da gestão, que é de crescimento e de valorização do Centro Histórico, do comércio e da Feira de Camaçari.
O clima da corrida foi no clima atual da cidade, que é de festa, alegria e prosperidade.
