Neste dia 10 de maio completa 130 dias, que o atual prefeito Luiz Caetano (PT), esta a frente da prefeitura municipal de Camaçari, a segunda cidade mais importante da Bahia.

Desde sua eleição em outubro de 2024, em um resultado apertado, que deu para a oposição a vantagem de fazer a maioria na Câmara Municipal, Caetano passou um mal bocado, pois enquanto os vereadores engessaram o orçamento, o seu antecessor lhe entregou um Município em estado de calamidade pública, sem transporte, sem tecnologia, sem unidades se saúde funcionando, escolas caindo aos pedaços, e praticamente sem servidores para fazer as coisas acontecerem.

Com poucos recursos na mão Caetano contou com apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT), e foi conseguindo colocar as saúde para funcionar, a educação para andar, e articular aporte financeiro legal para poder colocar o transporte público para rodar, o que acontecerá em breve, pois existe uma licitação marcada para esta semana.

Na justiça Caetano conseguiu desamarrar o nó da oposição e liberar o orçamento municipal, para que ele tenha versatilidade administrativa e possa conduzir seus projetos, que começaram a aparecer, na saúde, no combate aos efeitos das fortes chuvas e na educação.

Na verdade Caetano passou os primeiros 100 dias superando grandes dificuldades e como prêmio pela sua resistência, ele começa a receber boas noticias. As principais lideranças dos partidos de oposição começam a se fracionar, vide Flávio Matos com um pé fora do União Brasil, e no Poder Legislativo Municipal, o grupo contrário ao prefeito, que era maioria com doze vereadores, foi reduzida a nove (minoria), perdendo três integrantes para um bloco independente.

Resumindo, Caetano chega aos 130 dias de governo, com os avanços da gestão aparecendo, com o transporte a ponto de licitação, com o orçamento destravado e com equilíbrio no poder legislativo, onde a oposição não tendo mais a maioria, permite ao prefeito costurar um pacto capaz de formar a tão necessária governabilidade.

E isso significa poder cumprir promessas de campanha, atender aliados, girar a chave e colocar Camaçari positivamente no cenário nacional e internacional.

By admin