Segue até quarta inscrições na PNAB II – Camaçari Multicultural
Até às 23h59 desta quarta-feira (23). Este é o prazo que os agentes culturais de Camaçari têm para se inscrever no edital de chamamento público da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) II – Camaçari Multicultural, que selecionará 112 projetos artístico-culturais para receber apoio financeiro. Com recurso do Fundo Municipal de Apoio a Cultura, a iniciativa, que terá um investimento total de R$ 1.641.974,00, tem como objetivo incentivar as múltiplas modalidades culturais, bem como os fazedores de cultura do município.
Realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal da Secult ou clicando aqui. Para participar da seleção os interessados devem possuir residência ou estabelecimento em Camaçari há, pelo menos, dois anos, contados do prazo final para inscrição.
O edital descreve agente cultural como toda pessoa ou grupo de pessoas responsável por criar, produzir e promover manifestações culturais, a exemplo de artistas plásticos, músicos, escritores, cineastas, dançarinos, artesãos, curadores, produtores culturais, gestores de espaços culturais, entre outros. O investimento será dividido por lotes, que incluem as descrições das cinco modalidades, quantidade de projetos e valor.
A modalidade “Múltiplas Linguagens Artísticas” engloba artes visuais, circo, dança, literatura, música, fanfarras e teatro; “Cinema e Audiovisual” é composta por curta-metragem, videoclipe, games e websérie; “Identidades Culturais” inclui pesquisa sobre patrimônios culturais e grupos de cultura popular; “Culturas Periféricas”, formada por rurais (samba) e urbanas (hip hop); e, por fim, a “Manutenção Cultural”, que é voltada para orquestras e filarmônicas, comunidades tradicionais e grupos de Afoxé.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 39 para ampla concorrência; 56 para pessoas negras; 11 para pessoas indígenas; e seis para pessoa com deficiência (PcD). A distribuição de vagas poderá, ainda, sofrer alteração a depender do quantitativo de projetos aptos e selecionados.
De acordo com a Secult, caso haja sobra de recursos, serão convocados projetos suplentes, em quantitativo proporcional ao número de vagas ofertado por categoria, obedecendo à regra de remanejamento das cotas por categoria do edital. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato através do número (71) 99998-8261.
O edital de chamamento público de n.º 001/2025 foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), edição n.º 2.608, e pode ser conferido na íntegra aqui.