A Páscoa celebra a ressurreição do Senhor, a festa da vida nova. Na Diocese de Camaçari esta celebração ganhou um significado ainda maior para os mais de 140 adultos que receberam o sacramento do batismo nas diversas Paróquias, assumindo publicamente sua decisão de seguir a Cristo e abraçar a vida nova inaugurada com a ressurreição do Senhor.
Na Catedral São Thomaz de Cantuária, durante a Vigília Pascal, no último sábado (18/04), o bispo diocesano, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, presidiu a solene celebração, que é considerada a “mãe de todas as vigílias” e ocupa um lugar central no calendário litúrgico da Igreja. Durante a Celebração Eucarística, doze catecúmenos – como são chamados os que se preparam para o Batismo – usavam vestes brancas, símbolo da pureza, da dignidade e da nova vida recebida por meio do sacramento.
Sofia Sacramento Cerqueira foi uma das que viveu esse momento “Foi muito emocionante, estava bem nervosa antes de tudo, mas depois me senti muito tranquila e segura. Eu sempre quis me batizar, mas talvez por já estar me aproximando da fé há um tempo e tendo noção da importância, tornou tudo mais especial. Agradeço demais o carinho e atenção de vocês, além da minha madrinha, que foi a chave pra esse caminho”, disse.
Também nas Paróquias, em toda Diocese de Camaçari, novos cristãos aderiram a fé na noite da vigília pascal e no domingo da ressurreição, reforçando o sentido profundo da celebração da Páscoa: a passagem das trevas para a luz, da morte para a vida. Além dos adultos, cerca de onze crianças também foram batizadas no domingo da ressurreição.
A jovem Larissa Letícia, da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, compartilhou com emoção a experiência de receber o Sacramento da Iniciação Cristã: “Me batizar e virar filha de Deus é um desejo que esperei durante 17 anos da minha vida e hoje estou muito realizada.”
O Batismo é o primeiro dos sete sacramentos da Igreja e é porta de entrada para a vida cristã. Por meio dele, a pessoa é libertada do pecado original, passa a ser filha de Deus e membro do Corpo de Cristo, a Igreja. Ao receber o Batismo, o fiel se compromete a viver segundo os ensinamentos de Jesus, assumindo a fé de maneira consciente e responsável.
Em preparação ao batismo, os neófitos – aqueles que receberam o sacramento da iniciação cristã – passaram por um período de formação catequética, chamado de Catecumenato, com encontros de catequese que proporcionaram conhecimento, vivência comunitária e amadurecimento da fé.
Confira alguns registros das Paróquias: