A Sexta-feira Santa (18) foi marcada por um grande momento de fé no centro de Camaçari. Uma multidão de fiéis se reuniu na Catedral São Thomaz de Cantuária e de lá seguiu pelas ruas da cidade para participar da Procissão do Senhor Morto, realizada pelo terceiro ano consecutivo, iniciou em 2022 com a chegada do novo bispo, Dom Dirceu de Oliveira. A celebração, promovida pela Diocese de Camaçari, reuniu paróquias da sede e atraiu os católicos que, em espírito de oração e contrição, meditaram sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A tradicional procissão tem ganhado força nos últimos anos e já se consolida como um marco da Semana Santa no município. Com passos lentos e orações profundas, os fiéis acompanharam a imagem do Senhor Morto em um clima de oração e reverência, refletindo sobre o sacrifício de Cristo pela salvação da humanidade.
O bispo diocesano, Dom Dirceu, ressaltou a importância deste momento para a vivência da fé: “Celebrar a morte do Senhor é celebrar a grande prova do amor de Deus pela humanidade. Meditemos sobre como podemos corresponder a esse amor”, afirmou. Ele também destacou a consciência espiritual do povo de Camaçari “Essa grande participação é sinal de que nosso povo tem sede de Deus e sabe que a Semana Santa não é feriadão!”.
A Procissão do Senhor Morto aconteceu após a celebração da Paixão do Senhor, rito próprio da Sexta-feira Santa, que faz memória da entrega de Jesus na cruz. A cada ano, a iniciativa cresce em adesão e testemunha o fortalecimento da tradição católica na cidade, proporcionando aos fiéis um momento profundo de espiritualidade e comunhão.
Imagens : César Alvino