Após reunião do Conselho Presbiteral e para atender as necessidades pastorais da Diocese de Camaçari, o Bispo Diocesano, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, anunciou a criação da Quase Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré da Passagem, em Candeias e elevação da Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Barra do Pojuca à Categoria de Paróquia. Também foram anunciadas algumas transferências dos Padres.
A Missa de Instalação da Quase Paróquia Nossa Senhora de Nazaré da Passagem será no dia 16 de março às 10h, o Pe. Juarez Machado foi nomeado o Administrador, pelo período de dois anos, tendo a missão de estruturar, a fim de que, no futuro, se torne finalmente Paróquia. Todo o território da Quase Paróquia foi desmembrado da Paróquia São Francisco de Assis em Candeias. O termo “Quase paroquia” está previsto no Código de Direito Canônico (livro de leis da Igreja). A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Passagem dos Teixeiras, será elevada à categoria de Igreja Matriz.
A Quase Paróquia será composta por treze comunidades, quase todas às margens da BR 324: Nossa Senhora de Nazaré ( Passagem dos Teixeiras); Menino Jesus; Santa Dulce dos pobres (Saldanha); Nossa Senhora do Rosário (Rosário); Nossa Senhora das Graças (Boca da Mata);São Pedro Apóstolo (Cantagalo);São José de Anchieta (Posto Sanca); Santo Antônio(Alto do Ipê; São Roque (Caboto); São Domingos de Gusmão (Fazenda Madeira); São José (Vila Esperança); Santa Bárbara (Caroba 1); Nossa Senhora de La Salete (Caroba 2).
Já em Barra do Pojuca, a Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima será elevada à categoria de Paróquia. A Missa de instalação será no dia 06 de abril às 9h da manhã. O Cônego Euclides Moreira continua como Pároco
QUASE PARÓQUIA
A expressão ‘quase-paróquia’ está no Código de Direito Canônico e se refere à ‘uma determinada comunidade de fiéis, confiada a um sacerdote como a pastor próprio, ainda não erigida como paróquia por circunstâncias especiais’ (Cân. 516 § 1). Entre essas circunstâncias especiais estão as seguintes: tempo para a comunidade resolver as necessidades básicas para a criação da paróquia (além da igreja, há necessidade de uma casa paroquial, de um carro, de uma secretaria paroquial etc.); crescer na consciência de pertença a uma diocese; um tempo necessário para organizar melhor suas iniciativas pastorais”
NOMEAÇÕES
Além disso o bispo anunciou ainda as seguintes nomeações e transferências de Padres:
1 – Pe. Márcio de Oliveira Santos – Pároco da Paróquia São Sebastião em São Sebastião do Passé
Data de Posse: 28/03/25
2 – Pe. Fernando da Silva Pereira – Pároco da Paróquia Santo Antônio de Sant’Ana Galvão em Dias D’Ávila
Data de Posse: 01/04/25
3 – Pe. Luiz Felipe Montecinos – Pároco da Paróquia Sant’Ana em Camaçari
Data de Posse: 02/04/25
4 – Cônego Paulo Roberto Bitencourt – Pároco da Paróquia Cristo Ressuscitado em Camaçari.
Data de Posse: 03/04/25
5 – Pe. Ailton dos Santos de Jesus, nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Luz em Simões Filho atuando em toda Paróquia e sobretudo na região Simões Filho 1.
6 – Pe. Marcos Ribeiro Filgueiras, tendo concluído sua pós-graduação em Roma, pela Universidade Gregoriana, nomeado Vigário Paroquial da Catedral São Thomaz de Cantuária.