Na foto Caetano apresentando Rosângela Almeida, a nova Secretaria de Saúde de Camaçari. Foto: Caio Diniz

A Agente Comunitária de Saúde Delma Cardoso, a “Delma da Saúde”, defende em artigo que para melhorar o atendimento nas unidades de saúde de Camaçari, “humanizar o atendimento” como pede o prefeito Caetano, é preciso realizar um trabalho permanente de capacitação e conscientização dos servidores das unidades, bem como da comunidade, que usa os serviços, de uma forma em geral.

Se o servidor receber um treinamento para atender bem as pessoas, mas se o usuário, ao não encontrar o que busca em uma unidade de saúde, descarregue toda a sua frustação sobre os funcionários, o círculo da desumanização continua.

A humanização deve ser feita através de uma educação permanente principalmente nas unidades básicas de saúde, buscando ampliar o vinculo entre o usuário e o profissional de saúde, de uma forma que um respeite o outro e que um ajude o outro.

Delma sugere que seja utilizado os espaços públicos das comunidades para que de forma coletiva seja feita a educação do usuário, passando a eles informações importantes de como funciona uma unidade básica, em escolas, igrejas, rádios comunitárias, e associações de moradores.

“O usuário precisa saber como funciona a dinâmica do atendimento na unidade básica de saúde, ele precisa ser informado de forma constante, por exemplo, que nas unidades existem o atendimento ginecológico, mas que para uma paciente tenha acesso a um médico ginecologista propriamente dito, ela precisa ser encaminhado pelo clinico geral da UBS, para um especialista.”

Ela diz isso, porque muitas vezes o usuário chega em uma unidade básica querendo ser atendido por um especialista, como um cardiologista por exemplo, e ao não encontrar aquilo que procura, fica revoltado e “solta suas frustações” para cima do servidor. E quando, esse mesmo usuário, vai fazer uma reclamação na ouvidoria do SUS, sem saber corretamente como funciona a UBS ele pede punição para o servidor, e acaba prejudicando quem não tem culpa.

A briga entre usuário e os trabalhadores das unidades de saúde, muito se assemelha, as vezes, a uma briga de trânsito. Onde os nervos se afloram, ninguém quer dar o braço a torcer e no final ninguém ganha. Para Delma é preciso eliminar qualquer clima e hostilidade, entre servidores e usuários, que venha existir nos espaços de saúde do município.

Para Delma, a humanização deve ser feita em uma mão dupla, que vai e que vem, de uma forma que o usuário, o servidor e a comunidade, não percam o vinculo afetivo que possuem e que o objetivo maior, a restauração da saúde, seja efetivada da melhor forma possível.

Segundo Delma um grupo de trabalho precisa ser formado na prefeitura para executar de forma permanente esse treinamento, essa humanização, junto com a comunidade e com os servidores.

*Delma da Saúde é Técnica em Agente Comunitária de Saúde de Camaçari, tendo obtido 10 a melhor nota em todo o Brasil, quando se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 2023.

By admin