As últimas pesquisas de opinião pública sobre as eleições para prefeito de Camaçari (BA), que ocorrem em segundo turno neste domingo 27, estão insistentemente apontando para um empate técnico entre Caetano (PT) e Flávio Matos (UB), no entanto com uma vantagem de 2% para o petista.


Exatamente o que indica a mais nova pesquisa do instituto Potencial, contratada pelo Grupo Metropole e divulgada nesta segunda-feira (21), onde Caetano aparece com 51% e Flávio com 49%. Como a margem de erro do referido levantamento é de 4%, Caetano precisa nesta semana crescer 1,1% para ir a 52,1% e Flávio cair para 47,9%, saindo assim do empate técnico e vencendo a eleição com uma certa folga de cinco mil votos.


E é este o desafio da semana para militância petista e dos simpatizantes de Lula, buscar 1,1% dos votos para Caetano (13) e quem sabe conquistar logo 5% de vantagem sobre o sistema da prefeitura montado pelo atual prefeito Elinaldo e seu candidato Flávio Matos.

De acordo com analistas, basta que cada eleitor convicto de Caetano peça um voto a mais para ele, para que dessa forma a mudança na política de Camaçari, ocorra sem maiores problemas.

Veja o que diz a publicação do site Metro 1 sobre a pesquisa analisada nesta matéria:

Caso a disputa pela prefeitura de Camaçari terminasse hoje, o candidato do PT na quarta maior cidade da Bahia, Luiz Caetano, seria eleito com quase dois pontos percentuais de vantagem sobre o adversário, Flávio Matos (União Brasil). É o que aponta a nova pesquisa do instituto Potencial, contratada pelo Grupo Metropole e divulgada nesta segunda-feira (21).

De acordo com o levantamento sobre a tendência do eleitorado no segundo turno em Camaçari, Caetano aparece em primeiro com 46,7% das intenções de voto, enquanto Matos, atual presidente da Câmara de Vereadores do município, soma 44,8%. Considerando a margem de erro da pesquisa, estimada em quatro pontos percentuais, ambos estão empatados tecnicamente.

Os resultados reforçam o mesmo cenário de duelo acirrado do primeiro turno, quando Caetano terminou a corrida à frente de Matos por 49,52% contra 49,17%, diferença de apenas 559 votos. De acordo com o instituto Potencial, 4% dos entrevistados ainda não decidiram em quem vão votar no próximo domingo. Brancos e nulos somaram 4,5%.

Na última quinta-feira (17), o candidato petista, que governou Camaçari por três vezes, recebeu um reforço de peso no confronto direto com Matos. Até então distante da sucessão na Bahia, o presidente Lula decidiu participar de um ato de campanha de Caetano, ao lado do senador Jaques Wagner, do governador Jerônimo Rodrigues e de dezenas de lideranças da base aliada ao PT. Já Matos tem apostado no apoio do atual prefeito Antônio Elinaldo e do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, ambos do União Brasil.

Com nível de confiança de 95%, a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, portanto, já captou os eventuais efeitos da presença de Lula na reta final das eleições em Camaçari. Segundo o instituto Potencial, foram ouvidos 600 eleitores distribuídos em 27 regiões administrativas situadas nas zonas urbana e rural da cidade. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07329/2024.

By admin