Desde o inicio da campana eleitoral de 2024 em Camaçari (BA) o candidato a prefeito Luiz Caetano (PT), sempre ressaltou o seu desejo de ver mulheres eleitas como vereadoras. Inclusive a deputada federal Ivoneide Caetano (PT), também empunhou essa bandeira, da mesma forma a candidata a vice-prefeita Pastora Dea. Percebendo essa intenção nobre da cúpula política, a candidata a vereadora Delma da Saúde (PSB), número 40.025, fez a parte dela, visitou centenas de casas pedindo votos nesse intuito, de ver a representatividade feminina destacada na Câmara Municipal.
Esse trabalho de Delma da Saúde deu resultado, hoje ela é bem cotada como uma das mulheres com grandes chances de se eleger vereadora na chapa de Caetano.
Ela é a Agente Comunitária de Saúde de Camaçari, que teve nota máxima em curso de formação técnica oferecido pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obtendo 10 em todas as 26 disciplinas, ficando, entre 400 mil participantes, em primeiro lugar em todo o Brasil. Um ótimo currículo para ser vereadora.
Dentro dos partidos de oposição as mulheres tentam se destacar em um mundo muito competitivo, onde enfrentam candidatos homens bem estruturados. Isso acontece no PT, Avante, Solidariedade, PSD e PSB.
Elas terão mais sucesso, se os eleitores optarem pelo voto feminino.