Em entrevista na manhã desta terça-feira (17) para o programa Contato Direto, na rádio Líder FM, o candidato a prefeito de Camaçari pelo PT, Luiz Caetano, falou sobre o cenário eleitoral da cidade. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Foco Bahia Pesquisas/Band Bahia, o petista tem a preferência popular e assim, a possível vitória, já no primeiro turno, seria com 53% contra 38% de Flávio, considerando os votos válidos. O resultado do levantamento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), sob o número BA-08420/2024, foi divulgado na segunda (16).
“As pesquisas comprovam o desejo de mudança que sentimos nas ruas de Camaçari. Estou muito feliz de estar fazendo essa campanha de mãos dadas com o povo, com o governador Jerônimo e com o presidente Lula”, comemorou.
Há cerca de duas semanas, outra pesquisa, realizada pelo Instituto P&A, já havia apontado o triunfo do petista no dia 6 de outubro, também no primeiro turno.
Durante a entrevista desta terça, Caetano afirmou ainda que o “time azul”, liderado pelo prefeito Elinaldo Araújo e Flávio Matos (União), tem sido conivente com atos que configuram “crime eleitoral grave”. O político citou o furto dos 60 wind banners na última quinta-feira (12), ressaltando que o grupo tem sido protagonista de uma campanha raivosa e, de certa forma, violenta.
“Isso não é desespero, é ato de bandidagem. Isso é crime eleitoral grave. O Flávio Matos que se prepare para responder na Justiça, porque nós já judicializamos esse crime que eles estão cometendo. E não é só esse não. O que é que eles fizeram no primeiro dia de campanha oficial? Pegaram o adesivo deles e colaram em todas as casas, no comércio, nos equipamentos públicos e em todos os cantos de Camaçari, sem permissão do povo”, começa.
Caetano defende um pleito democrático e tranquilo. “Eles tiram sistematicamente todas as noites os nossos adesivos, que são colados nas casas que autorizam a gente colar. Portanto, o povo está vendo, o povo está repudiando essa atitude, a eleição tem que ser democrática”, garante.
Reforçando o discurso de ‘mudança’, o ex-prefeito novamente enfatiza que “Flávio é Elinaldo de novo”. Caetano lembra das ações vencidas contra o presidente da Casa Legislativa, conforme decisões deferidas pela juíza Maria Claudia Salles Parente da 170ª Zona Eleitoral (Camaçari-BA) nos últimos dias.
“O Flávio Matos, que é Elinaldo de novo, está desmoralizado. E de repente, quando vencemos três ações na Justiça Eleitoral, aparece na conta de campanha dele R$ 900 mil destinados pelo PL, o partido de Bolsonaro. Felizmente, o povo já descobriu a verdade. Ele é a continuação dessa gestão e está aliado com o ex-presidente, que não fez nada por Camaçari”, enfatiza.
Sobre projetos, um dos destaques do plano de governo é a saúde. “Eu vou reabrir a UPA da Nova Aliança, que Elinaldo e seu grupo político fecharam. Vou construir o Hospital Municipal, em parceria com o governador Jerônimo Rodrigues. Além de disso, vamos construir a UPA de Abrantes e de Monte Gordo”, enumera.