Erick Simões e Cássio Caiazoo e modelo com peça da Coleção Wazaká, da Nós-Macramê. Imagens: Divulgação Nós-Macramê e Shopping Barra, respectivamente.

A marca baiana Nós-Macramê é a grande vencedora do Concurso Novos Talentos, promovido pelo Shopping Barra, através do selo Barra Fashion e curadoria da consultora de moda Tininha Viana. Para a disputa, considerada uma das mais relevantes para o cenário fashion do estado, os designers Cássio Caiazoo e Erick Simões apresentaram a Coleção Wazaká, que evidencia a ligação da Nós-Macramê com a força cultural dos povos originários e os movimentos da natureza, refletida em tramas de nós, com grafismos e cores. Como prêmio, o Shopping Barra vai promover um desfile exclusivo para a Nós-Macramê, no dia 7 de outubro, na Praça Central Euvaldo Luz, para convidados e clientes.  

“É com imensa alegria que o Shopping Barra realiza mais uma edição do Concurso Novos Talentos, incentivando a renovação criativa na cadeia de moda regional e contribuindo à visibilidade nacional e internacional de marcas que têm na sua essência originalidade e referências tão fortes com a cultura do nosso estado. A expectativa é imensa para o desfile completo da coleção da Nós-Macramê em outubro, como parte da nossa programação da temporada Primavera/Verão 2025”, destaca Karina Brito, gerente de Marketing do Shopping Barra.

A dupla vencedora do Novos Talentos se inspirou no mito de Wazaká – A árvore de todos os frutos, uma narrativa ancestral indígena que fala sobre escassez, fartura, inveja, enfim, sobre a força dos contrastes da vida, para criar a primeira coleção da marca. “O Concurso Novos Talentos do Shopping Barra sempre foi uma vitrine, que revelou colegas como Silla Filgueira e Gefferson Villa Nova. Sempre foi um desejo fazer parte do Barra Fashion por sua importância. Quando eu era adolescente, eu fazia de tudo para estar nas salas de desfiles. Em um desfile da designer Márcia Ganem, eu consegui a primeira oportunidade trabalhando na equipe como assistente”, conta Cássio Caiazoo.

A coleção foi desenvolvida com 80% das peças a partir de fios e cordões reciclados e residuais e tecidos em puro algodão. “Fortalecemos o nosso compromisso, tanto no conceito artístico como na prática de preservação do meio ambiente. O maior produto da Nós-Macramê é a criatividade. A concepção da Wazaká foi sendo amadurecida ao longo do tempo. Nela, usamos os nós básicos do macramê, que são uma herança ancestral, para criar peças exclusivas”, Erick Simões.

Time de jurados do Concurso Novos Talentos, com a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito. Imagens: Divulgação Shopping Barra.

Para a escolha do novo talento da moda baiana, o Shopping Barra convocou uma comissão julgadora de peso, formada por profissionais com expertise no segmento fashion do estado, são eles: a designer Silla Filgueira, o designer Gefferson Villa Nova, a jornalista Daniela Falcão, a designer e consultora de inovação Phaedra Brasil, o stylist Fagner Bispo, a apresentadora Pâmela Lucciola, a consultora de moda Kika Maia, o stylist Marcelo Gomes e o professor e designer Marcus Vinicius.

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