Evento reunirá especialistas e representantes dos setores público e empresarial para discutir temas como transição energética e descarbonização

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), associação empresarial privada que representa mais de 80 empresas no Polo de Camaçari, realizam, nos dias 16 e 17 de julho, o 3º Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental. O evento, que acontecerá de forma online, reunirá especialistas e representantes dos setores público e empresarial para discutir temas estratégicos como transição energética, descarbonização, gestão de recursos hídricos, inovação e sustentabilidade. Coordenado por um Grupo de Trabalho formado pelo Cofic, com a participação de empresas associadas (Acelen, Braskem, Cetrel, Corteva, Deten, Unigel) e representantes do Inema, o seminário será aberto pela diretora geral daquele órgão de fiscalização, Maria Amelia Mattos Lins, juntamente com o presidente do Conselho de Administração do Cofic, Carlos Alfano, dentre outros convidados.

O Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental tem como público-alvo os profissionais de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, gestores de empresas/indústrias, além de representantes de agências governamentais e instituições envolvidas com as questões ambientais. “O objetivo do seminário é promover a troca de experiência e disseminação de conhecimento quanto à sustentabilidade aplicada em processos produtivos e ambientais”, afirma Aurinézio Calheira, superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic.  

A ideia é promover o debate entre os diversos atores da sociedade (setor acadêmico, setor industrial e órgãos de governo) e estimular a implementação de ações visando a sustentabilidade e a melhoria da gestão ambiental no Polo de Camaçari, como ressalta Paloma Carvalho, Remediation Senior Project Manager na Corteva e vice coordenadora da Subcomissão Técnica de Meio Ambiente e Grupo Técnico de Resíduos Sólidos do Cofic. Ela informa que “o seminário contará com palestras sobre transição energética e descarbonização, permitindo uma discussão entre agentes do governo e empresas sobre o panorama atual e perspectivas até 2050. Além disso, serão abordados temas de interesse das empresas do Polo de Camaçari, de seus parceiros de negócios e institucionais”.

Descarbonização

No primeiro dia, 16 de julho, das 8h às 12h25, o Seminário terá como destaque o debate sobre Transição Energética e Descarbonização, com palestras de Thiago Ivanoski Teixeira (Empresa de Pesquisa Energética – EPE), Rafaela Aloise (CNI) e Gabriela Cravo (Braskem). Serão apresentados os cases da Metanor, Acelen e Companhia Brasileira de Alumínio – CBA. A mediação do debate caberá a Ricardo Uchoa, presidente da Copenor e coordenador da Comissão de Descarbonização do Polo.

No segundo dia, 17 de junho, das 8h15 às 12h30, serão abordados temas da gestão de recursos hídricos, da inovação e da sustentabilidade. A abertura será feita pelo presidente da Cetrel, João Lins, seguida de palestras de Ana Fioreze (ANA), Zoltan Romero C.Rodrigues (Inema), Jordon Werlang (Cetrel), Calvin Iost (Cetrel), Daniel Oliveira (ERM) e Luciene Porto (Vale). A mediação no segundo dia de debate será de Sérgio Bastos, presidente do Comitê de Bacias do Recôncavo Norte e Inhambupe.

By admin