O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou, em levantamento do instituto AtlasIntel divulgado nesta terça-feira, 6, em parceria com o Grupo A TARDE, uma melhoria de sua imagem frente ao eleitorado brasileiro. De acordo com a pesquisa, o petista aparece como o político mais bem visto no Brasil.
A imagem positiva de Lula oscilou de 50% para 51%, enquanto a imagem negativa recuou de 46% para 45%, o menor percentual desde o final do processo eleitoral de outubro de 2022.
Lula tem sua imagem positiva puxada por alguns recortes sociais específicos, como mulheres (54,7%), pessoas com renda até R$ 2 mil (56,8%), nordestinos (63,6%), integrantes da comunidade LGBTQ+ (69,4%), agnósticos ou ateus (70,7%) e beneficiários do Bolsa Família (63,5%.
Já a imagem negativa de Lula é carregada pela avaliação de homens (50,8%), pessoas com renda superior a R$ 10 mil (52,4%), moradores do Centro-Oeste (56,3%) e evangélicos (52,6%).
Outros membros do governo também foram avaliados pela pesquisa. A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) é a que aparece mais bem posicionada depois de Lula, com uma imagem positiva de 47%, contra 43% de imagem negativa.
Os ministros Fernando Haddad (PT), da Fazenda, e Geraldo Alckmin (PSB), da Indústria e Comércio, surgem em terceiro lugar, com 44% de imagem positiva. Suas imagens negativas, porém, superam as avaliações favoráveis, com 48% e 45%, respectivamente.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aparece em quinto lugar, com avaliação positiva da imagem em 43%, mas com rejeição de 51%.
Com o mesmo percentual de boa imagem do ex-mandatário da República, aparecem a ministra do Meio-Ambiente, Marina Silva (Rede), e o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos). A diferença fica pela imagem negativa, que é menor para os dois: 46% e 34%, respectivamente.
Menos conhecido a nível nacional, o baiano ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), teve sua imagem avaliada positivamente por apenas 20% dos entrevistados, contra 40% que apontaram ter uma imagem negativa dele.
O levantamento entrevistou 7.405 eleitores brasileiros, através de recrutamento digital aleatório, entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
AtlasIntel/A TARDE
O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.