Mais um domingo com missa as 18h por falta de transporte e segurança em Camaçari


Este domingo (05/02) foi mais um com a missa antecipada das 19 para as 18h na Catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari (BA), por falta de transporte e segurança na região central da cidade. Na atual gestão da Prefeitura Municipal, que tem a frente o prefeito Elinaldo, o transporte público foi abandonado e chegou ao ponto de acabar e ser declarado como calamidade pública, prejudicando a vida de milhares de pessoas.


O horário tradicional da missa de domingo em todo mundo é as 19h, mas em Camaçari, para garantir a segurança dos fiéis no retorno para suas casas, a Diocese resolveu antecipar a celebração em 1h.
Perguntado, um frequentador assíduo das missas disse que a mudança no horário foi exatamente pela inexistência de transporte público e pelo pouco policiamento na região, onde já foi registrado violência sexual contra transeuntes que haviam saído da igreja e voltavam a pé para casa. E nesta situação, sem transporte, caminhando por ruas escuras e sem policiamento, as mulheres ficam vulneráveis ao ataque de marginais.

O Transporte Público Urbano é um serviço que compete a prefeitura executar, ou diretamente ou através de concessão, mas que em Camaçari, na atual gestão, foi negligenciado ao ponto de causar falência do sistema, que existia.


O evangelho desse domingo foi, Mc 1,29-39:


Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

By admin