Nesta quarta-feira (31), ultimo dia de janeiro de 2024, já é possível fazer uma comparação de como anda a pré campanha eleitoral em Camaçari (BA), através de uma retrospectiva.
Na primeira semana a oposição somou vários pontos positivos, no dia 6, com a informação de uma pesquisa que apontava que Jerônimo é o governador mais bem avaliado do nordeste, como 56% de aprovação, Luiz Caetano, Ivoneide Caetano, realizaram no Bairro do Limoeiro, um grande encontro com lideranças partidárias, militantes e pré-candidatos a vereador.
No dia 7 o mesmo grupo participou de forma positiva da Procissão a São Thomaz de Cantuária.
Na segunda semana, no dia 10 de janeiro, Caetano concedeu uma entrevista na Rádio Líder FM.
Já a pré-candidatura de Flávio que representa o atual prefeito Elinaldo, iniciou o ano recebendo queixas de que o salário de dezembro dos servidores não havia sido pago ainda, não permitindo que os trabalhadores pudessem ter uma boa ceia de natal e de final de ano.
A pré-candidatura governista, a de Flávio Matos, também recebeu criticas por ter mudado as cores de São Thomaz de Cantuária na procissão ao padroeiro da cidade.
Na mesma semana a prefeitura começa a receber diversas criticas por falta de medicamentos na farmácia pública.
Na mesma semana foi denunciado que, pela Secretaria Municipal de Saúde, os exames de sangue e de urina, estavam demorando cinco meses para serem realizados.
No dia 12, liderado por Luiz Caetano, o grupo reuniu uma multidão na Associação de Moradores da Gleba B. Foi o primeiro “Diga Ai Camaçari” do ano.
No dia 14 de janeiro, uma polemica envolvendo o vereador Flávio Matos, mostrava a fragilidade das farmácias Públicas do Munícipio de Camaçari.
Na sexta-feira (19), o Diga Ai Camaçari, foi realizado no bairro do Phoc 2, na Associação dos Moradores, configurando mais um sucesso, sendo que na oportunidade mais de uma dezena de fortes lideranças, resolveram aderir ao movimento.
Na mesma semana o prefeito Elinaldo foi bastante criticado pelo fechamento definitivo da Cidade do Saber, que entra em reforma depois de ter sido abandonada por sete anos.
No dia 20 o modelo de pré-campanha do PT de Camaçari foi elogiado a nível nacional, como um exemplo a ser seguido.
No mesmo sábado (20), um encontro com jovens, do professor Marcio lotou o espaço reservado para o evento. Um encontro gigante.
Na mesma semana o ex-vereador Binho do 2 de Julho fez um evento gigante para o lançamento de sua pré-candidatura.
No dia 23 o governador Jeronimo anunciou a criação do Esquadrão de Motociclitas da PM em Camaçari, fato positivo para Caetano.
No dia 23 a imprensa revelou que Flavio Matos e Elinaldo, gastaram juntos com publicidade em 2023, segundo dados do TCM, mais de R$ 16 milhões. Fato que revoltou a população.
Somente na quinta-feira, no dia 25 de janeiro, foi que o pré-candidato Flávio do prefeito Elinaldo, fez sua primeira edição do chamado “movimento da verdade”, no Jardim Limoeiro.
No dia 26, sexta de manhã, na lavagem de Jauá, Caetano, politicamente, deu um “banho” no Time de Elinaldo, conseguindo inclusive a adesão de Armando Cadeirante, o pré-candidato a vereador com maior expressão de votos da localidade.
Na noite do mesmo dia 26 em mais uma edição do Diga Ai Camaçari, agora no Bairro do Gravatá, repleto de emoção, o sucesso se fez presente, junto com uma multidão que foi ouvir os líderes políticos, mesmo debaixo de muita chuva.
Na mesma semana o prefeito Elinaldo anunciou que não fará mais o Camaforró, no dia de São João, decepcionando inúmeras pessoas.
No dia 29, segunda-feira, Amando Cadeirante, que abandonou o time de Elinaldo, concedeu uma entrevista épica e desmascarou as intenções da chapa governista. Segundo ele, estão montando um “Laço de passarinheiro”, para não dizer, uma arapuca, para assim eleger, na chapa deles, somente alguns dos atuais vereadores e ou pessoas ligadas diretamente ao prefeito, não dando chances nenhuma às novas lideranças do grupo deles, que serão usados apenas de bucha de canhão por Elinaldo.
OBS: Obviamente que quem ganhou a pré-campanha no mês de janeiro, foi a equipe de Luiz Caetano e Ivoneide Caetano. Mais ou menos de 8 a 2.