A maioria dos vereadores da base de apoio do prefeito Elinaldo, que irão buscar reeleição em 2024, apoiaram o vereador Flávio Matos para ele ser o candidato a prefeito do grupo, em detrimento ao Vice-prefeito Tude. Um dos prováveis motivos dessa preferência, Flávio anunciou nesta sexta-feira (15), ao garantir, que ainda durante sua gestão em 2024, como presidente da Casa, aumentará de 21 para 23 o número de cadeiras a ser disputada nas eleições de outubro próximo. Um bom negócio para os vereadores que buscam a reeleição, pois mais vagas, facilitam a eleição dos mesmos.
Resumindo: Eles apoiaram Matos que agora retribui, com mais cadeiras no parlamento. Com isso, Tude que ficou com poucas chances de ser apoiado pelos vereadores e pela maioria dos pré-candidatos a vereador, perdeu a indicação. O custo dessa operação quem pagará serão os contribuintes, que terão que sustentar mais dois vereadores na Câmara Municipal.
Em outra cidade diriam que o presidente da Câmara barganhou o apoio dos vereadores, para ser o indicado pelo grupo, como candidato na prefeito.
Porém, para se vingar de todos os vereadores por não ter sido o escolhido, segundo disse Cleber Alves em uma entrevista nesta sexta-feira (15) na Rádio Líder FM, Tude aproveitou o evento que anunciou a escolha de Flávio Matos, e se lançou como candidato a vereador.
Em outras palavras, Cleber disse que o vice passou a seguinte mensagem: “Era melhor que vocês tivessem me escolhido, agora terão que disputar vossas cadeiras comigo, com Tude, que tem uma imensa história política nessa cidade”.
Flávio Matos avisa que ano que vem vai aumentar o número de vereadores na Câmara de Camaçari, de 21 para 23
Ao divulgar nesta sexta-feira (15) o balanço dos trabalhos legislativos de 2023, o presidente da Câmara de Camaçari, vereador Flávio Matos (União), informou que já tramita na casa proposta que aumenta de 21 para 23 o número de vereadores que compõem a Câmara Municipal.
Para justificar o aumento ele se apega a informação de que segundo “os dados do IBGE, no último censo realizado em 2010, a população de Camaçari-BA ultrapassava os 242 mil habitantes. Este mesmo órgão estima a população do município no ano de 2021 em número superior a 300 mil, o que permite a existência de 23 cadeiras no Poder Legislativo. A matéria deve ser analisada no próximo ano.” Conforme externou o trecho de nota à imprensa distribuída pela assessoria do mesmo vereador.
“Nossa cidade cresceu e precisamos estar prontos para atender as demandas da população de acordo com o tamanho que ela tem. Por isso demos entrada nessa proposição, que garantirá mais representantes das comunidades compondo o Poder Legislativo. Ganha os munícipes e ganha a Câmara, que se torna ainda mais representativa e fortalecida”, concluiu Flávio Matos.
Importante salientar que o aumento do número de vereadores não é obrigatório, que vai gerar mais despesas para os cofres públicos, e que a população não concorda com isso, mas que o vereador Flávio Matos, não possui uma pauta voltada para redução do alto custo do Poder legislativo, que é paga pelo bolso dos contribuintes. Muito pelo contrário, a Câmara na gestão dele manteve todos os exagerados privilégios que os vereadores têm acesso.