População comparece e reforça solidariedade em ação de doação de sangue no Hemóvel

Com atendimento aberto ao público, chegou a Camaçari, nesta terça-feira (10), o Hemóvel – unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). O equipamento segue no município até quinta (12), no estacionamento do Centro Administrativo de Camaçari, das 8h às 16h.

Para conferir o início das atividades, a titular da Secretaria de Saúde (Sesau), Rosangela Almeida, esteve presente e falou sobre a parceria entre a Prefeitura e o governo do estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). “É uma campanha extremamente importante, porque doar sangue é um ato de amor que salva vidas. É uma oportunidade de chamar atenção para esse momento, quando as festas começam e a demanda por sangue aumenta, por causa do maior número de acidentes e do intenso fluxo nas ruas. Então, sentimos a necessidade de somar esforços junto ao Hemoba, trazendo esse movimento para Camaçari. Somos parte da Região Metropolitana, com um fluxo populacional grande e uma demanda importante”, destacou a gestora, ao convidar a população para participar da ação e contribuir com esse gesto de solidariedade e cidadania.

A assistente social do Hemoba, Josiane Nascimento, falou sobre a expectativa em relação à ação no município. “Esperamos alcançar um bom público, para que possamos passar o Carnaval com mais tranquilidade e segurança, mantendo os estoques de sangue em níveis adequados, já que todo o período festivo é uma época que a gente precisa manter o abastecimento para repassar as bolsas aos hospitais que fazem cirurgias e aos pacientes que fazem tratamento e dependem do sangue. Durante as festas, realmente, a procura aumenta bastante”, destacou.

Pela primeira vez, a agente de pagamento Ágatha Alcantara de Sousa, 19 anos, resolveu fazer a doação e contou que foi a solidariedade o que a motivou. “Eu acho esse movimento super importante. O pensar no próximo, a empatia, e o não pensar só na gente. Porque no futuro pode ser a gente que esteja precisando ou algum familiar nosso. Isso, pra mim, é algo muito gratificante, fico muito feliz por estar participando dessa ação”, ressaltou.

A facilidade de ter o Hemóvel em uma região central contribuiu para que o conferente Francisco Guilherme da Silva, 24 anos, pudesse doar também pela primeira vez. “Eu já pensava em doar há um tempo, só que, por conta de circunstâncias, em relação ao meu peso, saúde e tudo o mais, não conseguia fazer a doação. Mas aí, quando fiquei sabendo que iria ter a unidade móvel na Prefeitura, facilitou bastante para eu vir doar”, afirmou, pontuando, ainda, a importância da doação para o abastecimento do Hemoba, que está com estoque baixo.

Para doar, as pessoas precisam ter idade entre 16 e 69 anos, desde que atendam aos critérios estabelecidos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal; e pessoas acima de 60 anos só podem realizar a doação caso já tenham doado anteriormente. Para o atendimento é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto válido em todo o território nacional.

Ainda é necessário pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde; no ato da doação, é necessário não estar em jejum; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; não ter fumado nas duas horas que antecedem o procedimento; e ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior. Recomenda-se, ainda, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta.

Foto: Juliano Sarraf

By admin