Greentech desbanca montadoras tradicionais pelo terceiro mês consecutivo e vende 15 veículos por dia na cidade, em média

Ranking Varejo Salvador (BA). Foto: Divulgação BYD

(04/02/2026) – A BYD segue acelerando seu crescimento no mercado brasileiro e, em janeiro deste ano, liderou as vendas de varejo em Salvador, desbancando montadoras tradicionais e reforçando sua posição de destaque no mercado automotivo local. Na capital baiana, 321 veículos foram emplacados, o que representa 15,1% de participação de mercado. O desempenho dá sequência a um movimento consistente da BYD na cidade: desde novembro de 2025, a marca se mantém no pódio das vendas no varejo. 

Salvador é um mercado-chave para a BYD, impulsionado pela proximidade com o complexo industrial em Camaçari, cuja inauguração ocorreu há cerca de quatro meses. No local, já foram produzidos mais de 25 mil veículos, e a companhia segue firme com suas estratégias de longo prazo, que refletem um aumento consistente na expansão das vendas, com o objetivo de alcançar a liderança nacional do mercado automotivo até 2030.

Com ritmo de vendas acelerado, considerando os 21 dias úteis de janeiro, a BYD vendeu, em média, 15,2 veículos por dia em Salvador*, ultrapassando a soma de Toyota e Honda juntas. Na capital, o BYD Dolphin Mini foi o segundo carro mais vendido no mercado total. Já na região metropolitana de Salvador, o BYD Dolphin Mini foi o carro mais vendido. 

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Ranking Varejo Bahia (BA). Foto: Divulgação BYD

Na Bahia, a BYD ocupa a terceira posição do ranking das vendas de varejo em janeiro. À frente de GM, Hyundai e Jeep, a greentech teve quase 500 unidades comercializadas, com 11,8% de market share. A performance expressiva reflete a aceitação crescente dos modelos da BYD pelo consumidor baiano, impulsionada por fatores como tecnologia, eficiência energética e uma estratégia comercial.

“Liderar as vendas de varejo em Salvador, superando marcas tradicionais e todas as demais montadoras novatas somadas, é uma demonstração clara de que o consumidor soteropolitano reconhece e confia na tecnologia, na eficiência e na inovação da BYD. Esse resultado tem um significado ainda maior para nós, porque a Bahia é a nossa casa, é o coração da BYD no Brasil. Produzir no estado e, ao mesmo tempo, conquistar a preferência do mercado local reforça que nossa estratégia de investir, gerar desenvolvimento e crescer de forma consistente nas principais regiões do país está no caminho certo”, afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD do Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.

VITÓRIA DA CONQUISTA

Ranking Varejo Vitória da Conquista (BA). Foto: Divulgação BYD

Em Vitória da Conquista, a BYD fechou em primeiro lugar no acumulado de 2025 no varejo e começou 2026 também na liderança absoluta no mercado automotivo da cidade ao registrar 24,1% de participação de mercado em janeiro deste ano, com 48 unidades. O resultado significa que, em média, quase um em cada quatro veículos comercializados na área de influência do município pertence à marca, consolidando a força da BYD no interior da Bahia.

O desempenho expressivo coloca a montadora à frente dos fabricantes tradicionais. Enquanto a BYD tem quase 25% de participação no mercado, a GM, segunda colocada, tem apenas 15% e a Fiat, terceira colocada, 13%. Com isso, a BYD reforça seu protagonismo no território baiano e sinaliza a continuidade de um crescimento consistente ao longo de 2026, consolidando-se como uma das principais forças do varejo automotivo na região.

BRASIL

Com menos de quatro anos de atuação no Brasil, a BYD é, pelo segundo mês consecutivo, a quinta marca de automóveis que mais vende no país. Em janeiro, a greentech a emplacou 9.801 veículos no total, uma média de 460 carros eletrificados comercializados por diaO volume de vendas foi quase 50% superior ao mesmo período de 2025.

No recorte de varejo, a BYD figura na segunda colocação, com 10,75% de market share de automóveis. Já no segmento dos carros de passeio 100% elétricos e híbridos, a BYD é líder absoluta e responde por 62,37% e 24,44% das vendas, respectivamente.

O avanço e o pioneirismo da greentech não ficam apenas no discurso, eles se materializam nos números. O salto fica ainda mais evidente ao olhar a evolução da marca de 48,57% em participação de mercado. Há um ano, o market share era de 5,25%, ocupando a 8ª posição no ranking de automóveis. Apenas 12 meses depois, a BYD saltou para a 5ª posição com 7,80% de share. Esse crescimento comprova a eficácia da estratégia de expansão no Brasil e reforça seu protagonismo na eletrificação da mobilidade no país.

Ao ultrapassar montadoras consolidadas e se aproximar da liderança nacional do varejo, a BYD rompe definitivamente as bolhas do segmento de eletrificados. O seu nível de competição atual é com os players tradicionais do setor, especializadas em veículos à combustão, que têm décadas de atuação na indústria automotiva brasileira.


NOTA AOS EDITORES

*Média estimada do número total de vendas do período (janeiro de 2026), considerando 21 dias úteis.

SOBRE A BYD

A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Ainda em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1ºC, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.

By admin