A manhã deste sábado (31) foi de encontros, devoção e alegria em Jauá, na orla de Camaçari, durante o cortejo da tradicional lavagem, abrindo oficialmente as homenagens a Bom Jesus dos Navegantes. Um momento de celebração, com a Rua Direta tomada por cores, cantos e passos guiados pela fé, reafirmando a beleza das manifestações populares do município.
A procissão saiu da entrada de Jauá, às margens da Estrada do Coco (BA-099), em direção à Capela de São Francisco de Assis, reunindo moradores, visitantes e turistas em um espetáculo multicultural. Ao longo do percurso, a multidão acompanhou com entusiasmo esse símbolo de peregrinação, devoção e resistência, que mantém vivas as raízes históricas da comunidade.
Fazendo um balanço positivo dos festejos da orla já realizados este ano, o prefeito Luiz Caetano ressaltou a valorização das tradições, bem como a importância das lavagens como vetor de desenvolvimento. “Cada vez mais, iremos fortalecer as lavagens. São atrativos para o desenvolvimento, para a economia, gera emprego e renda, e aquece o turismo, o que impacta positivamente na vida do povo. Além disso, é fundamental para a manutenção e fomento das manifestação tradicionais e da cultura”, pontuou, ao também elencar iniciativas importantes que têm transformado o município, em áreas como saúde, educação, mobilidade, serviços e infraestrutura.

À frente do cortejo, as baianas, com seus trajes tradicionais, conduziram o ritual que é o coração da celebração. Já na capela, foi realizado o ato simbólico da lavagem, com a utilização da água de cheiro, em um gesto de respeito e fé, que atravessa gerações e emociona quem participa.
Essa é a primeira vez que a baiana Gicelia Freitas, 55 anos, participa da Lavagem de Jauá e disse ter ficado encantada, especialmente como manifestação de fé. “Vim a convite do meu Pai de Santo, e achei ótimo. Um sentimento imenso de felicidade e também uma forma de estar representando a nossa religião, o candomblé. Agora pretendo vir todos os anos”, disse a cozinheira, que é moradora do bairro do Alto da Cruz.
A festa foi embalada ainda por diversos grupos culturais, que animaram e coloriram o cortejo com uma rica mistura de ritmos, batuques e manifestações tradicionais. Entre eles, esteve o Som do Timbal, grupo percussivo com 13 anos de trajetória.
“Nosso intuito é fortalecer o movimento percussivo, uma manifestação artística das ruas, que faz parte da história cultural da cidade, e por isso precisamos dar continuidade a essa tradição. Há muitos anos participamos das lavagens da orla de Camaçari e é sempre uma honra poder levar alegria para o circuito”, afirmou o Mestre Douglas, à frente do Som do Timbal.
Também participaram do festejo os grupos Samba de Caboclo, Raízes da Terra, Grão de Areia, Eremin, além das charangas Big Band e Tropicana. A capoeira também marcou presença com os grupos Gameleira, Estilo e Malícia, e Sementes do Mestre Coelho (Senc), reforçando a diversidade cultural e a identidade afro-brasileira da festa.
Para a titular da Secretaria de Cultura (Secult), Elci Freitas, o cortejo demonstra a fé e tradição que o povo de Jauá mantém vivas. “A lavagem é respeito, identidade e encontro. Uma manifestação importante da nossa orla, fortalecendo a identidade local e valorizando as práticas culturais. Um gesto coletivo de cuidado e renovação. Nosso agradecimento às baianas, aos grupos culturais e a todos que fizeram essa procissão tão bonita. Aproveito e saúdo aqui Bom Jesus dos Navegantes, pedindo que abençoe essa comunidade”, disse.

Para o público que acompanhou de perto o cortejo, a emoção foi de muita alegria. É o que relatou Fernando Henrique Souza, 31 anos, que veio assistir o desfile ao lado da esposa e do filho. “Sou da cidade de Itiúba, mas tenho familiares aqui em Jauá e todo ano, sempre que posso, faço questão de vir pra lavagem. Acho muito bonito, alegre e com uma estrutura boa”, disse o professor.
Para assegurar conforto e bem-estar a todos os participantes, durante todo o trajeto, a Prefeitura de Camaçari garantiu suporte com serviços públicos, disponibilizando água mineral ao público, além de protetor solar. Ainda foram distribuídos preservativos, aliando saúde e conscientização.
A programação da Lavagem de Jauá segue de forma diversificada ao longo de todo o fim de semana. Após o ato religioso, as atividades festivas continuam durante o dia e, a partir das 13h, o Palco Praia, localizado na Avenida Beira-Mar, recebe atrações musicais. A agenda se estende até a segunda-feira (2), com blocos e shows tanto no Palco Praia quanto no palco montado no estacionamento da Praça de de Jauá, garantindo animação, cultura e celebração para moradores e visitantes.
O ciclo de lavagens e festas populares do município é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, e de Cultura (Secult), com o apoio de diversas pastas e órgãos municipais.

Confira, abaixo, a programação festiva da Lavagem de Jauá:
Sábado (31)
Palco Praia (Avenida Beira Mar) – a partir das 13h
Só Potência
Samba Ohana
Blocos – a partir das 14h
Bloco Só Bora – Banda Papo de Cria
Bloco do Guetto – Banda União do Guetto
Palco principal (estacionamento da praça) – a partir das 19h
Júnior Bahia
Dayna Lins
Jau
União do Guetto
Alex Sander
Anna Catarina
Domingo (1º)
Palco Praia – a partir das 13h
Elly Nascimento
Surpresinha
Blocos – a partir das 14h
Bloco Enchendo e Derramando – Nei D’Resenha
Palco principal – a partir das 19h
Beat Brasil
Matheuzinho
Cristiano Ribeiro
Netto Britto
Leozinho Imperador
Segunda-feira (2)
Palco principal – a partir das 19h, Baile dos Coroas
Sérgio Júnior
Vinny Sanchez
Brasilian Boys
Foto: Patrick Abreu
