A BYD foi a grande protagonista do mercado automotivo em Salvador. Na capital baiana, a marca alcançou a liderança de vendas no varejo para o mês de dezembro, com uma fatia de mais de 13% do mercado, superando marcas tradicionais que atuam na cidade, como Volkswagen, Fiat e GM.
Salvador é uma cidade estratégica para a BYD devido à proximidade de seu complexo fabril em Camaçari e a companhia segue investindo na expansão de suas vendas com o objetivo de alcançar a liderança nacional do mercado automotivo até 2030.
Olhando para o acumulado do ano, a BYD já chegou ao pódio e passou a ocupar a terceira colocação geral do ranking de 2025, em uma distância muito próxima do segundo e do terceiro lugar.
SUCESSO NA BAHIA
Ainda em 2025, a marca registrou outra conquista regional em uma das cidades mais importantes no estado: Vitória da Conquista. Na cidade, a BYD ficou em primeiro lugar no acumulado do ano, com mais de 16% de participação do mercado e com 492 unidades comercializadas, ultrapassando marcas tradicionalmente consolidadas na região, como Hyundai, Toyota e Caoa Chery.
CRESCIMENTO NO BRASIL
A BYD teve grandes conquistas no mês de dezembro, quando alcançou a segunda posição em
vendas no varejo de automóveis no Brasil, com mais de 13 mil unidades emplacadas, colocando-se à frente de companhias tradicionais como GM, Fiat e Toyota. Foram 12,52% de participação de mercado nesse segmento, um passo relevante rumo ao objetivo de liderar o setor automotivo brasileiro até 2030.
O fechamento do ano de 2025 consagrou a BYD em sétimo lugar entre as marcas de carros que mais emplacaram veículos leves (não comerciais) no Brasil, com 111.683 unidades registradas, o que garante também uma participação de 5,59% de toda a indústria de automóveis.
Considerando a soma com comerciais leves no acumulado de 2026, a empresa fica em oitavo lugar, ainda no top 10, representando uma participação de 4,43% do mercado.
Os resultados de 2025 significam um crescimento superior a 47% em relação aos mais de 76 mil
veículos vendidos em 2024. Desse volume, 101.448 carros são apenas do segmento do varejo,
consolidando a marca na 5ª posição do ranking, com 9,57% de market share e deixando para
trás montadoras tradicionais que atuam há décadas no Brasil, como Toyota e Honda. Ainda,
entre as 10 marcas que mais venderam no varejo, considerando automóveis e comerciais leves,
a BYD foi a que mais cresceu em 2025 no comparativo com o ano anterior tanto em volume (+
36.003) quanto em percentual (+46,87%).
Em dezembro, no varejo, a BYD foi a marca mais vendida em todo o estado de Alagoas, que
abraçou a marca e a posicionou no topo do ranking. A empresa ultrapassou montadoras como
Fiat e Volkswagen, assumindo também a liderança nas cidades de Arapiraca e Maceió.
Além disso, a BYD manteve a primeira colocação por dois meses consecutivos em Brasília (DF)
e Salvador (BA).
A marca também alcançou a segunda posição entre as mais vendidas nas capitais Belo Horizonte
(MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).
“O ano de 2025 marca uma virada definitiva para a BYD no Brasil. Alcançamos nosso melhor desempenho impulsionados por um portfólio altamente competitivo e pela rápida expansão da nossa rede de concessionárias, acompanhando uma mudança clara na escolha do consumidor.
Não é crescimento pontual, é a verdadeira revolução do mercado”, destaca Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil e head comercial e de marketing da BYD Auto.
A trajetória da BYD no Brasil é notável: ao chegar ao país em 2022, a montadora vendeu apenas 260 veículos. No ano seguinte, em 2023, registrou um salto expressivo de 6.800%, com cerca de 17 mil carros emplacados. Já em 2024, a empresa consolidou seu crescimento no mercado brasileiro ao superar 76 mil veículos eletrificados vendidos, um recorde histórico. Em 2025, a BYD manteve sua curva ascendente e alcançou a marca de mais de 112 mil carros eletrificados vendidos em um único ano, reforçando sua posição como uma das marcas que mais crescem no setor automotivo no Brasil.
“Esse desempenho é fruto de uma estratégia clara, centrada no cliente e sustentada por investimentos contínuos em inovação e sustentabilidade. Foi assim que assumimos a liderança dos veículos eletrificados e passamos a disputar, de igual para igual, o topo do ranking geral, superando marcas tradicionais e consolidando a BYD como uma nova referência da indústria automotiva no Brasil”, completa o executivo.
Os modelos mais vendidos da BYD em 2025 foram:
● BYD Dolphin Mini (32.459);
● BYD Song Pro (22.526);
● BYD Song Plus (16.680);
● BYD Dolphin GS (12.263).
