Prefeitura inicia Semana do Servidor com palestra sobre assédio moral e sexual
Com a palestra Assédio Moral e Sexual nas Relações de Trabalho: aspectos legais e responsabilidade administrativa, a Prefeitura de Camaçari deu início à Semana do Servidor 2025, nesta segunda-feira (20). O evento, organizado pela Secretaria de Administração (Secad), reuniu profissionais de diversas pastas no auditório da Secretaria de Governo (Segov).
Para a vice-prefeita, Pastora Déa Santos, o encontro contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor. “Que sirva também de reflexão esse momento, da gente realmente entender o que é cada coisa, desmistificar o que não é, mas também estar atento. Que sejamos multiplicadores, que, quando voltarem para o seu setor de trabalho, vocês também levem essa compreensão para os seus colegas”, afirmou, falando diretamente aos servidores.
Durante os próximos dias, a Secad preparou uma programação especial para celebrar os servidores municipais. “Quando a gente chegou, encontrou um histórico muito grande de servidores adoecendo por assédio. Vem sendo um diálogo constante com os sindicatos sobre essa questão, e aí o governo vem fazendo esse acolhimento com a palestra. A gente também programou outras atividades: vai ter zumba, espaço de saúde, ações integradas com as outras secretarias durante toda a semana, para todo mundo se sentir acolhido, e finalizando com nossa festa na sexta-feira”, detalhou a secretária de Administração, Fabiana Montenegro.
A Semana do Servidor 2025 acontece em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Durante o evento de abertura, foi lançado o Guia do Respeito, organizado pela Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (COPAD) da Secad, com informações sobre assédio moral e sexual, que pode ser conferido no link [https://www.camacari.ba.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/controle-patrimonial-cartilha.pdf-2.pdf].
Responsável por ministrar a palestra, o advogado trabalhista Diego Oliveira elogiou o trabalho e o esforço da gestão para promover o diálogo em torno do tema. “É uma honra para mim poder participar desse evento, porque trata de um tema muito importante, que está no nosso dia a dia e muitas vezes não aparece, porque acontece às escondidas, dentro das repartições públicas e das empresas da iniciativa privada. É importante a conscientização da população e dos colaboradores em geral. Por isso, é de muito louvor a Prefeitura de Camaçari fazer um evento como esse na Semana do Servidor”, afirmou.
Na palestra, foram abordados os conceitos de assédio moral e sexual, sua caracterização, tipos, consequências, formas de prevenção, meios de produção de provas e canais para denúncia. Os servidores ainda puderam relatar experiências e fazer perguntas.
A ação contou com o apoio dos sindicatos, como o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Camaçari (Sindsec), já que o tema é pauta da Mesa Permanente de Negociação. “É uma iniciativa maravilhosa. É conhecer, na verdade, o que é o assédio moral para diminuir os casos, porque isso adoece, atrapalha o próprio serviço público, compromete o atendimento à população, gera um desgaste muito grande e a gente perde o nosso objetivo fim, que é o atendimento à população”, disse o presidente, Edmilson Jesus.
O auditório estava lotado de servidores, como a gestora de Políticas Públicas, que atua na Gestão do Trabalho da Secretaria de Saúde (Sesau), Neide Filha, que fez uma avaliação positiva. “Parabenizo a Secad por esse movimento, que é de cuidado com os servidores, de conscientização e sensibilização, para que eles possam ter subsídios para saberem e entenderem os seus processos de trabalho. Porque hoje as pessoas julgam que tudo é assédio moral ou sexual, mas nem tudo cabe realmente. Então, essa medida é extremamente importante no sentido de conscientizar e sensibilizar todos os gestores e trabalhadores sobre esse processo”.
Nesta terça-feira (21), acontecerá a ação “Saúde e Qualidade de Vida do Servidor”, a partir das 9h, no pátio da prefeitura. Durante a atividade, os servidores terão acesso à uma feira de saúde com os serviços do odontomóvel: limpeza, aplicação de flúor, restauração, marcação e encaminhamento odontológico.
Foto: Juliano Sarraf