O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou um decreto que qualifica o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).
A construção da ponte foi tratada por Lula em reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o objetivo de acelerar a assinatura do novo acordo contratual entre o Consórcio Chinês, responsável pela obra, e o Governo da Bahia. O novo acordo foi formalizado no mês de junho deste ano.
Segundo o governo federal, a medida representa um passo decisivo para viabilizar o maior projeto de infraestrutura em andamento na Bahia, que conecta Salvador à Ilha de Itaparica por meio de uma ponte estaiada com mais de 12 quilômetros de extensão.
Com a qualificação no PPI, o empreendimento passa a ter prioridade no acompanhamento e na estruturação de parcerias com a iniciativa privada.
“A qualificação no PPI significa que o projeto passa a ser considerado prioritário para investimentos no âmbito da União. Com isso, o projeto da ponte Salvador-Itaparica terá prioridade nos órgãos federais em processos de licenciamento, obtenção de financiamento e, além disso, abre a possibilidade de receber aportes de recursos do governo federal, já que a obra também está incluída no Novo PAC”, explicou o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marcus Cavalcanti.
A Ponte Salvador–Ilha de Itaparica começará a ser construída em junho de 2026, com prazo final de entrega previsto para junho de 2031. O projeto foi apresentado pelo governo do estado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na quarta-feira (17).
Além da construção da ponte, algumas obras anexas serão feitas. Em Salvador, serão implantados túneis e viadutos que permitirão a conexão da ponte com a Via Expressa, além das avenidas Jequitaia e Engenheiro Oscar Pontes.
O projeto também conta com uma nova rodovia em Vera Cruz e a duplicação de trechos da BA-001. A estrutura terá 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos.