Na manhã desta segunda-feira (18), o Hospital Geral de Camaçari (HGC) celebrou seus 37 anos de existência em um ato institucional realizado no hall principal da unidade. O evento reuniu autoridades, colaboradores e convidados em um momento de reconhecimento, conquistas e renovação do compromisso com a saúde pública.

Entre as conquistas destacadas estão a ampliação das equipes médicas, a chegada de novas especialidades como neurocirurgia, hematologia, bucomaxilofacial, arteriografia, endoscopia, colonoscopia e ecocardiograma transesofágico, além do fortalecimento da cirurgia vascular e urologia. Também foi ressaltado o investimento em novos equipamentos e a realização de obras estruturantes, como a ampliação da UTI e do centro cirúrgico.

“Hoje colhemos estes resultados, que são frutos da confiança depositada neste grupo gestor. Na confiança de que é possível mirarmos com a régua lá em cima, e unir forças para tornar o SUS ainda mais lindo e o HGC uma referência na saúde do estado’’, frisou Dra. Thais Fraga.

Como forma de homenagear os colaboradores, foi exibido um vídeo institucional com depoimentos emocionantes, que reforçaram a importância do engajamento coletivo para o fortalecimento do hospital. Na ocasião, também foi apresentada a nova marca do HGC, mais moderna e alinhada à missão de oferecer assistência de qualidade à população da região metropolitana.

Um dos momentos simbólicos da celebração foi o plantio da Árvore Camaçari, gesto que representa renovação, crescimento e compromisso com o futuro. O ato foi seguido de um pocket show do cantor e colaborador Paulino Neto, que também animou os setores da unidade ao longo da tarde, levando música e descontração aos profissionais e pacientes.

A integração entre todos foi marcada ainda por um almoço festivo no refeitório, reforçando o espírito de união da equipe que constrói diariamente a história do HGC.

“Este é um momento de celebrar a trajetória do hospital, mas também de reafirmar nosso compromisso em avançar ainda mais, trazendo inovações assistenciais e qualificando os serviços para atender com dignidade os mais de 760 mil habitantes da nossa região”, destacou a diretora geral Thais Fraga.

Estiveram presentes a Deputada Federal Ivoneide Caetano, a vice-prefeita de Camaçari Pastora Déa, a Diretora de Gestão de Serviços de Saúde (DGESS/SESAB) Zaine Cardozo, representando a Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, a Secretária Municipal de Saúde, Rosângela Oliveira, a Sub-Secretária municipal Gabriela Mendes, o Secretário de Relações Institucionais Ademar Lopes, e os Vereadores Kaique Ara e Neidinha, dentre outras autoridades municipais.

Com 37 anos de história, o Hospital Geral de Camaçari segue como referência estratégica em média e alta complexidade, consolidando-se cada vez mais como um importante equipamento para a saúde pública da Bahia.

HGC: Uma trajetória constante de avanços e conquistas

Nos últimos anos, o HGC apresentou crescimento expressivo na assistência à população. A capacidade operacional da unidade, que em anos anteriores registrava cerca de 31 mil atendimentos mensais, passou em 2025 para uma média superior a 45 mil pacientes atendidos por mês, um aumento de mais de 43% em apenas dois anos. Esse avanço é resultado direto do investimento em infraestrutura, ampliação de equipes e incorporação de novas tecnologias em saúde.

Somente nos últimos meses, mais de R$ 4,5 milhões foram aplicados em novos equipamentos, modernização de setores e melhoria das condições de trabalho das equipes. Outros R$ 18,7 milhões já foram autorizados pelo Governo do Estado para execução de obras estruturantes, que incluem a construção de 20 novos leitos de UTI (10 deles pediátricos), além da reforma e ampliação do centro cirúrgico, cozinha, refeitório e central de esterilização.

O hospital também conquistou reconhecimento nacional. Em julho de 2025, recebeu o certificado “Certificando a Gestão dos Indicadores de Qualidade e Desempenho da UTI/HGC”, concedido pela AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira. A premiação atesta a excelência da unidade em parâmetros assistenciais e reforça o compromisso com a qualidade no cuidado ao paciente crítico.

By admin