Esta quinta-feira (10) foi marcada por celebração no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz, onde 64 cuidadores educacionais tomaram posse para atuar na Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari. A nomeação foi oficializada por meio do decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2.660/2025, de 8 de julho (terça-feira), referente ao Concurso Público n.º 001/2023.
Com a presença de autoridades municipais, o momento foi também um gesto de reafirmação do compromisso da gestão com uma educação mais inclusiva e acolhedora. Os novos servidores passam agora a integrar o quadro efetivo do município e terão papel fundamental no cuidado e acompanhamento de estudantes com deficiência nas unidades escolares.
Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Caetano pediu uma salva de palmas aos empossados e deu as boas-vindas com entusiasmo. “Vocês passam a ser servidores públicos que irão promover a inclusão e exercerão um trabalho de extrema importância nas nossas escolas. Nosso município está entrando em um novo ciclo”, destacou.
A titular da Secretaria de Administração (Secad), Fabiana Montenegro, também compartilhou palavras de incentivo. “É uma alegria enorme dividir este momento com vocês. Sinto-me honrada por também ser servidora efetiva do município. Quero que se sintam bem acolhidos e parabenizo cada um”, disse.
Já o gestor da Secretaria de Educação (Seduc), Márcio Neves, reforçou o impacto da chegada dos cuidadores educacionais na rede de ensino. “A vinda desses profissionais traz uma felicidade muito grande, pois vai enriquecer nossa rede para melhor acolher nossos estudantes. Além da carga de conhecimento que cada um traz, que a inclusão também seja vivida no processo pedagógico. Nossa secretaria está em diálogo permanente para construir, junto com a sociedade e os servidores, uma educação pública de mais qualidade”, afirmou.
Entre os novos servidores, o sentimento era de realização. Silvana França expressou a emoção com o momento. “Hoje é um dia de realização de um grande sonho. Agora posso contribuir de forma efetiva para a sociedade na minha atuação”, declarou a moradora do bairro Burissatuba.
A cuidadora Daiane Alves participou da cerimônia ao lado de familiares e também celebrou a conquista. “É uma satisfação imensa. Sou cuidadora há dez anos e entendo o papel importante que exercemos. Já atuei em outros municípios e agora, ser servidora pública da cidade em que vivo, é muito especial. As famílias depositam confiança em nosso trabalho, no nosso carinho e afeto. A palavra cuidador carrega exatamente esse significado: o de cuidar”, pontuou ela, que reside no bairro Gleba C.
Os empossados passarão por um processo de acolhimento e formação inicial, como preparação para o início das atividades nas escolas públicas da rede municipal.
