A Semana Santa ou a Páscoa é o ponto alto do calendário da Igreja. Para muita gente é só mais uma semana como as outras ou até mesmo um feriadão, mas para nós não.
É importante ter consciência do que celebramos: celebramos o mistério central da fé cristã paixão (sofrimento), morte e ressureição de Jesus. A Igreja revive esses momentos através da liturgia. Por exemplo, no Domingo de Ramos fazemos a procissão recordando a entrada de Jesus em Jerusalém, quando foi aclamado como Rei. Claro, um rei diferente, sem exércitos, que não se impõe pela força. Um rei manso e humilde! Uma curiosidade é que da Oliveira se extrai o óleo com o qual se ungia os reis. Jesus foi aclamado com ramos de Oliveira.
Além do Domingo de Ramos temos o chamado Tríduo Pascal! Esse sim é o coração da vida da Igreja. Sem Páscoa nem haveria Igreja. No tríduo temos diversos atos. Nas Igrejas Catedrais acontece e Missa da Unidade. Nesta Missa todo o clero é reunido, às 09h na Catedral de Camaçari. Os padres renovam suas promessas sacerdotais e se abençoa os óleos dos Catecúmenos e Enfermos, além de se Consagrar o Óleo do Santo Crisma. Eles servem para a administração dos sacramentos da Igreja.
Já à noite ou ao cair da tarde temos, nas paróquias a Celebração da Ceia do Senhor com a cerimônia do Lava-pés. Faz-se memória da última ceia de Jesus e a Instituição da Eucaristia (Santa Missa). Além de se levar os pés dos figurados que se vestem de apóstolos, às vezes se lava os pés de pessoas que servem à comunidade. É um gesto simbólico.
Na Sexta-Feira Santa, além das vias-sacras nas paróquias, temos à tarde a chamada Ação Litúrgica. É o único dia do ano que não se pode celebrar a Missa. Jesus está morto. E já há três anos fazemos a procissão do Senhor Morto com grande participação de fiéis. As paróquias todas juntas do núcleo central de Camaçari.
No sábado santo, pela manhã, cantamos o ofício. E às 18h na catedral a celebração da Vigília Pascal: em suma onde se canta a Vitória de Cristo e sua Luz que vence as trevas da morte. Neste dia se batiza os adultos. Este ano serão 20 adultos que abraçaram a fé católica.
No Domingo de Páscoa a alegria é intensa. A cada domingo fazemos memória do Domingo de Páscoa, é nossa Páscoa semanal. E essa alegria vai se estender por 50 dias até Pentecostes.
Espiritualmente falando celebrar a Páscoa é fazer a passagem da morte para a vida com Cristo e como Cristo, portanto, é tempo de renovação espiritual. Sendo assim, desejo a todos uma feliz e Santa Páscoa!