Com o objetivo de acompanhar o andamento das obras para que as mesmas não atrasem, o prefeito Luiz Caetano visitou pontos que recebem intervenções.

“Nesse domingo, cheio de sol, estou aqui novamente na Avenida Getúlio Vargas e na Rua Santa Bernadete para acompanhar o andamento das obras do nosso Centro Histórico. Tivemos que fazer alguns ajustes técnicos no projeto para melhorar. Eu fiz questão de vir aqui olhar, conversar com os engenheiros para dar aquele gás a mais e, assim, terminar no prazo previsto. Dia 11 vamos entregar a praça para a população”, afirmou o gestor municipal.

Obras do Centro Histórico seguem de forma célere

As obras de revitalização do Centro Histórico de Camaçari seguem a todo vapor, em ritmo acelerado. Realizada pela gestão municipal, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), essa primeira etapa contempla intervenções na Rua Santa Bernadete, na Avenida Getúlio Vargas e na Praça Desembargador Montenegro. Neste domingo (6), aproximadamente 30 profissionais trabalham nos três pontos.

Com 95% dos trabalhos concluídos, a obra da Praça Desembargador Montenegro entra na fase final, sendo a mais avançada. No equipamento de lazer, está sendo instalado, por exemplo, piso intertravado, iluminação e paisagismo, além de bancos e lixeiras. A previsão é entregar o espaço à comunidade na próxima sexta-feira (11).

A Avenida Getúlio Vargas será contemplada com serviços na rede de esgoto e assentamento de meio-fio, bem como pavimentação de intertravado na parte da rodagem, além do serviço de coleta das águas de telhado, que canaliza a água da chuva para a rede de esgoto e não mais para passeios, como acontece atualmente. Inicialmente, a coleta das águas não estava prevista no projeto, mas foi incorporada para evitar transtornos para a população e comerciantes.

Na Santa Bernadete as intervenções seguem dentro do prazo. Essa primeira etapa, iniciada no dia 13 de março, tem a estimativa de ser concluída, na totalidade, no dia 27 de abril, podendo ter mudanças, de acordo com a demanda e especificidade das localidades.

As obras são executadas por meio do convênio com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. O objetivo do projeto é criar uma conexão visual entre as ruas e praças que compõem o Centro Histórico de Camaçari. As intervenções são divididas em seis etapas e devem seguir até dezembro.

O projeto contempla a criação de um calçadão com piso compartilhado, dando acesso às ruas e avenidas que englobam a obra. Será deixada uma diferença de cinco centímetros entre a calçada e a pista de rolamento dos automóveis para, assim, evitar que em uma chuva forte a água retorne para dentro dos empreendimentos e acabe provocando alagamento.

By admin