Mais um passo foi dado para o novo tempo na educação no município nesta quarta-feira (5), com a Jornada Pedagógica 2025, realizada pela prefeitura, através da Secretaria da Educação (Seduc), no Clube Social e Desportivo de Camaçari. Com tema “Cuidar de Todos e de Cada um”, o evento contou com a participação de milhares de educadores, entre docentes e não docentes.

Ao avaliar o evento como brilhante, o prefeito Luiz Caetano, conversou com os servidores da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari. “Eu vim aqui pedir apoio a vocês, eu quero a escola climatizada, a escola em tempo integral, quero fazer uma educação de qualidade em Camaçari. E gostaria de dizer a cada um de vocês para darmos as mãos, vamos juntos reconstruir nossa cidade, trazer a paz, o amor, a fraternidade e uma educação de qualidade para a nossa gente. Porque vocês têm competência e sabem o que fazem”, afirmou.

Muito feliz com a participação dos educadores, o secretário da Educação, Márcio Neves, destacou que, “hoje a gente começa uma nova etapa da vida e de todo o processo da educação no município. Nós vamos fazer a educação que nós sempre sonhamos, que sempre lutamos, que sempre acreditamos. A gente tá trabalhando muito, e o nosso compromisso é esse, trabalhar para cuidar de cada um aqui. Porque é isso que a gente vai fazer e já sabemos como fazer, mas precisamos da compreensão de todas e todos”, pontuou o gestor, após fazer uma contextualização sobre o comprometimento encontrado nas estruturas físicas e pedagógicas da Seduc.

O titular da pasta ainda leu um texto contendo orientações pedagógicas e disponibilizou o documento para que todos os educadores possam monitorar as ações que serão desenvolvidas a partir de agora.

Com expectativa de construir um currículo que responda às demandas da contemporaneidade, a Jornada Pedagógica 2025 tem como objetivo fomentar uma educação baseada em três pilares: Cuidado, Acolhimento e Inovação. A programação, além das discussões pedagógicas, contou com a participação da reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori; da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Luzia Mota; e do diretor do Ifba –  Campus Camaçari, Lucio Marcos Santos.

A professora de Educação Especial do Centro da Atenção Integral à Criança (Caic), Sandra Cordeiro, foi uma das servidoras presentes. Na oportunidade, ela falou que as expectativas para o novo ano letivo são as melhores. “Esse é um momento para a gente reencontrar os colegas, nos vermos e voltarmos a ser felizes”, afirmou a educadora, ao contar que o trabalho da jornada na unidade escolar já está em andamento para receber os alunos na próxima segunda (10), quando retornam às aulas.



Uma das atrações culturais do evento foi o grupo Musiflor, composto por jovens que gostam de música e da natureza, que, sob a regência do maestro Enoque Norberto, apresentaram uma composição autoral em homenagem à educação. Outro artista bastante aguardado pelo público foi o comediante e professor de história Matheus Buente, que arrancou gargalhadas dos educadores ao brincar com assuntos do cotidiano escolar.

A inclusão social foi marcada na Jornada Pedagógica 2025 pela presença de intérpretes de Libras, destinada à comunicação com a comunidade surda participante do evento, que contou, ainda, com distribuição de brindes. O encerramento ficou por conta da Banda Samba Delas.

Também estavam presentes a primeira-dama do município e deputada federal, Ivoneide Caetano, secretários municipais e vereadores, como o presidente da Comissão de Educação e Assistência Social, João Dão, além de representantes sindicais do município.

Foto: Juliano Sarraf

By admin