A Unidade de Pronto Atendimento – UPA dos Phocs em Camaçari (BA), inaugurada no ano de 2024 é mais uma das obras mal feitas pela gestão anterior, que tinha o prefeito Elinaldo a frente da prefeitura. A prova disso foi o fato da mesma ter sido completamente alagada durante uma chuva nesta segunda-feira (13), após ser invadida por enxurrada.
E a fragilidade da construção, a falta de planejamento, o aparente amadorismo em sua concepção, colocou em risco a vida dos pacientes, que ali estavam para receber atendimento médico e tiveram que ser removidos as pressas para outras unidades, pois o ambiente ficou séptico, insalubre e totalmente contaminado com água suja de lama.
Além das servidoras, que aparecem nas imagens limpando o ambiente sem EPIs, que podem por isso ser afetadas, todo material, medicamento, insumos e equipamentos existente no local foram contaminados e provavelmente serão descartados, pois não servirão mais para serem utilizados em procedimentos médicos.
O motivo do alagamento esta sendo investigado, mas tudo aponta para desorganização e falta de planejamento durante a obra. A água que invadiu a unidade de saúde foi originada da enxurrada formada pela chuva nas ruas no entorno da UPA.