A prefeitura de Camaçari, na atual gestão do prefeito Elinaldo, esta deixando Guarajuba um passo a frente no polêmico processo de privatização das praias. Caso essa lei venha ser aprovada a localidade já contará com uma guarita com cancelas para controle de tráfego em sua principal entrada construída pela prefeitura. Na verdade a localidade como um todo, estará totalmente requalificada com investimento de aproximadamente R$ 22 milhões, dinheiro que o prefeito pegou emprestado do CAF.
De acordo com o projeto, o portal de entrada com guarita, que o município esta construindo em Guarajuba, está custando cerca de R$ 1.411.000,00 (um milhão e quatrocentos e onze mil reais). Ela terá banheiro, sala de segurança, almoxarifado, e espaço para instalação de cancelas para controle de tráfego.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), conhecida como “PEC das Praias”, tem gerado polêmica no Brasil. A PEC das Praias é uma proposta de emenda à Constituição que visa regulamentar a venda de terrenos à beira-mar que pertencem à União. Com isso muitas regiões de praias, poderão se tornar propriedade privada dos condomínios já existentes.