Em baixa na opinião pública, principalmente por problemas na saúde do município, sem apoio de servidores e professores devido arrocho salarial e falta de traquejo na condução das negociações que nunca existiram, pois o prefeito sempre se negou a atender as categorias. Fortemente criticado pelos usuários devido estado de calamidade no transporte publico, fora de sintonia com os comerciantes do município, acuado pelo sofrimento geral das pessoas com a sua gestão, vendo a justiça derrubar editais na cultura por suspeita de irregularidades, Elinaldo se protege apenas nos vereadores.
Mas, será justamente na Câmara Municipal de Camaçari, que o impeachment do prefeito será protocolado na manhã desta terça-feira (28) e apoiado primeiramente pela oposição, mas se algum vereador que defende o governo, resolver mudar de lado, a dor de cabeça de Elinaldo poderá ser muito mais aguda.
O estopim, para a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), deve ser a escandalosa revelação, feita pelo prefeito de Mata de São João, que a implantação em Camaçari da poderosa fábrica da Dragão, não aconteceu porque, além de serem mal atendidos, foi cobrado propina.
Além disso, segue no Ministério Público, sendo protocolados pedidos de investigação. Até o momento, informações dão conta que já foram feitos dois pedidos de providencia, diante desse escândalo.